Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES e UNE convocam caravana para Curitiba
12 de April de 2018
Caravana de estudantes fortalece luta em Curitiba
17 de April de 2018
Mostrar todos os posts

MANIFESTO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS EM DEFESA DA LIBERDADE DE LULA

A história do Brasil é fortemente marcada pelo ímpeto das elites, sobretudo as estrangeiras, em submeter o país e suas instituições aos seus interesses e à manutenção de seu status quo. A ganância desses setores levou a espoliação de nossas vastas riquezas, à opressão e à exploração de nosso povo e da retirada da nossa soberania nacional. Sempre que esses interesses foram ameaçados, seja pela resistência popular ou em governos que apontaram minimamente perspectivas na vida do povo trabalhador, a reação contra nossa democracia foi violenta.

A UNE e a UBES sempre foram entidades que lutaram em defesa da liberdade, dos preceitos democráticos, dos direitos do povo e da soberania nacional. Para nós é inadmissível, que diante do cenário caótico que vive nosso país hoje, com retiradas de direitos, retrocessos nas mais diversas áreas, inclusive ataques a universidade pública brasileira, ainda tenhamos que assistir uma incessante perseguição política por parte do judiciário e da Polícia Federal a um líder popular, que hoje se destaca em primeiro lugar nas pesquisas, enquanto políticos partidários de grupos entreguistas, conservadores e da base do governo, como Aécio Neves (PSDB-MG) ou Romero Jucá (MDB-RR), e até mesmo presidente golpista Michel Temer, saem ilesos, mesmo tendo fortes evidências de envolvimento com corrupção.

A prisão de Lula é mais um desdobramento do golpe no país que tem nos imposto todos esses retrocessos. É articulado pelos mesmos atores, ainda que apresentem suas contradições, e tem o objetivo, sobretudo, de impedir qualquer tentativa que afronte seu programa neo-liberal e entreguista, consolidado após a derrubada da Presidenta Dilma Rousseff, ameaçando inclusive a própria realização das eleições.

Dentro desse contexto recentemente assistimos à outras grandes ameaças à nossa democracia, Intervenção Federal/Militar no Rio de Janeiro, uma ação autoritária e que ataca a população pobre da periferia e o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes, que continuam sem explicações e que não contam, nesse caso, com a celeridade da justiça e das forças policiais.

A forma com que o julgamento, a condenação e a ordem de prisão do ex-presidente Lula foi conduzida só demonstra ainda mais como esse processo é tendencioso e imparcial. Desde a insuficiência de provas concretas, denunciada por inúmeros juristas; os argumentos falhos apresentados pelos procuradores, pelo juiz e pelos desembargadores; a manobra consolidada
no Supremo Tribunal Federal para que o Habeas Corpus de Lula fosse votado antes da Ação Declaratória de Constitucionalidade acerca da presunção de inocência e da prisão pós julgamento em segunda instância; e até mesmo a celeridade programada com que se deu o mandato de prisão por parte do Juiz Sérgio Moro, desconsiderando os recursos que ainda cabiam, 16 minutos após a notificação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, são exemplos claros dos equívocos dessa operação.

Todos esses elementos somados nos demonstram que a defesa da liberdade de Lula tem importância fundamental e está inserida na defesa do nosso estado democrático de direito, do direito de organização coletiva, dos movimentos sociais e inclusive das prerrogativas e direitos individuais. Nós, estudantes, historicamente estivemos na linha de frente da luta pela democracia e cumprimos um papel decisivo nos períodos de acirramento da luta política no nosso país. E nesse momento não pode ser diferente.

Nesse sentido, convocamos todos os estudantes universitários e secundaristas e entidades estudantis a irem à Curitiba no próximo dia 17 onde realizaremos atividades pela liberdade de Lula e o lançamento da UNE Volante, além da organização de Comitês em Defesa da Democracia Liberdade de Lula nas universidades e escolas de todo o país, reunindo cada vez mais pessoas, travando o debate sobre os equívocos desse processo, os desdobramentos para nossos direitos e para nossa democracia e denunciando a perseguição a Lula, que faz parte do mesmo enredo que ataca as universidades e escolas públicas, a nossa soberania e os nossos direitos.

Diretoria Executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Diretoria Executiva da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)

São Paulo, 11 de Abril de 2018