Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

7 décadas em 7 entrevistas: 7 perguntas sobre os anos 2010
19 de May de 2018
Saiu a convocação da seleção da UBES!
22 de May de 2018
Mostrar todos os posts

Inep exclui cidade da lista de aplicação do Enem

Na sexta-feira (18/5), terminou o prazo de inscrição para o Enem 2018. Mas os jovens de Mangaratiba (RJ) que se interessaram em fazer a prova tiveram uma péssima surpresa: o município fluminense não é mais uma opção para realizar o exame. Ao contrário da necessidade de expansão, o Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem excluído locais de aplicação.

Os cerca de 800 estudantes que terminam o Ensino Médio público este ano em Mangaratiba tiveram que se cadastrar nas cidades vizinhas Itaguaí ou Angra dos Reis. Para começar os problemas, isso significa um custo de R$10,60 no transporte intermunicipal.

“Temos um monopólio no transporte aqui na região, o preço é muito absurdo para percorrer 30 quilômetros”, explica Gabriel Costa, presidente do grêmio do Colégio Estadual Montebello Bondim.

Além disso, ele lamenta a falta de segurança nas cidades vizinhas: “Vamos ter que sair do nosso município, que é tranquilo, para ir até os locais mais problemáticos da Costa Verde”. A região passa por sérios problemas de segurança pública, com guerra de facções e poder de milícias.

Verdadeiro retrocesso

O grêmio Liberdade, União e Transformação Estudantil (L.U.T.E.) até entrou com uma representação no Ministério Público Federal, junto com a comunidade escolar do Colégio João Paulo II e a ONG Mangaratiba Cidade Transparente.

Advogado da ONG, Rodrigo Luz considera a mudança “um verdadeiro retrocesso” e lembra que as próprias portarias do Ministério da Educação de criação do Enem determinavam a “expansão gradual das cidades de aplicação”, a “descentralização das provas” e “levar em consideração as questões de acessibilidade”.

“É complicado, por causa de corte de verba, a gente ser prejudicado dessa forma, de um exame que abre tantas oportunidades na vida dos jovens”, resume o estudante Gabriel.

No ano passado, diversos estudantes já enfrentaram problemas com as novas regras de isenção, que excluiu candidatos mesmo com os pré-requisitos.

E na sua cidade?

Além de Mangaratiba, a cidade de Miguel Pereira no litoral fluminense também foi excluída. Conhece outro município que deixou de ter aplicação do Enem? Conta nos comentários ou no inbox pelo Facebook.