Inep exclui cidade da lista de aplicação do Enem

Estudantes de Mangaratiba (RJ) terão que usar transporte intermunicipal para fazer a prova. Portarias do MEC, pelo contrário, previam expansão de municípios

Na sexta-feira (18/5), terminou o prazo de inscrição para o Enem 2018. Mas os jovens de Mangaratiba (RJ) que se interessaram em fazer a prova tiveram uma péssima surpresa: o município fluminense não é mais uma opção para realizar o exame. Ao contrário da necessidade de expansão, o Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem excluído locais de aplicação.

Os cerca de 800 estudantes que terminam o Ensino Médio público este ano em Mangaratiba tiveram que se cadastrar nas cidades vizinhas Itaguaí ou Angra dos Reis. Para começar os problemas, isso significa um custo de R$10,60 no transporte intermunicipal.

“Temos um monopólio no transporte aqui na região, o preço é muito absurdo para percorrer 30 quilômetros”, explica Gabriel Costa, presidente do grêmio do Colégio Estadual Montebello Bondim.

Além disso, ele lamenta a falta de segurança nas cidades vizinhas: “Vamos ter que sair do nosso município, que é tranquilo, para ir até os locais mais problemáticos da Costa Verde”. A região passa por sérios problemas de segurança pública, com guerra de facções e poder de milícias.

Verdadeiro retrocesso

O grêmio Liberdade, União e Transformação Estudantil (L.U.T.E.) até entrou com uma representação no Ministério Público Federal, junto com a comunidade escolar do Colégio João Paulo II e a ONG Mangaratiba Cidade Transparente.

Advogado da ONG, Rodrigo Luz considera a mudança “um verdadeiro retrocesso” e lembra que as próprias portarias do Ministério da Educação de criação do Enem determinavam a “expansão gradual das cidades de aplicação”, a “descentralização das provas” e “levar em consideração as questões de acessibilidade”.

“É complicado, por causa de corte de verba, a gente ser prejudicado dessa forma, de um exame que abre tantas oportunidades na vida dos jovens”, resume o estudante Gabriel.

No ano passado, diversos estudantes já enfrentaram problemas com as novas regras de isenção, que excluiu candidatos mesmo com os pré-requisitos.

E na sua cidade?

Além de Mangaratiba, a cidade de Miguel Pereira no litoral fluminense também foi excluída. Conhece outro município que deixou de ter aplicação do Enem? Conta nos comentários ou no inbox pelo Facebook.

Dica da UBES:

Pague meia-entrada em cinema, shows e eventos. Faça agora a sua carteira de estudante oficial. É só clicar aqui!

carteira de estudante