Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Como comprar uma carteirinha de estudante oficial?
2 de December de 2018
Carteira de Estudante UNE, UBES e ANPG – Garanta já a sua!
4 de December de 2018
Mostrar todos os posts

Entidades estudantis e Elifas Andreato apresentam cartazes da 11º Bienal e 4º ENG

A ilustração da 11º Bienal da UNE- Festival dos Estudantes traz um mestre apresentando outro. O artista paranaense Elifas Andreato retrata o homenageado desta edição, Gilberto Gil.

O autor da arte é conhecido por ter feito, desde os anos 1970, centenas de capas de discos e livros, cartazes de teatro e eventos, para artistas como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Clarice Lispector, Elis Regina e, mais recentemente, Criolo:

“Eu sou o conviteiro. Aquele que convida as pessoas a conhecer uma obra muito maior do que a minha”

Agora, ele é responsável pelas peças gráficas que convidam a juventude para a maior mostra estudantil da América Latina, em Salvador, entre 6 e 10 de fevereiro de 2019.

Além do cartaz da Bienal, ele é autor da arte dos encontros simultâneos que acontecem no mesmo período, em Salvador: o 4º Encontro Nacional de Grêmios (ENG) da UBES, o 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE e o 8º Encontro Nacional de Pós-Graduandos (ENPG), da ANPG.

       

“Estou honrado demais por ter sido chamado para fazer parte desta Bienal”, diz Elifas. Para ele, apresenta-se pela frente “um período muito difícil para quem pensa, para quem defende direitos básicos”. Apesar disso, vê a arte como “poderoso instrumento para combater a ignorância”. Por isso celebra o Festival dos Estudantes e a juventude:

“O que nos une, a minha geração e a de vocês, é a solidariedade com a pátria, com a construção de uma nação mais igualitária.”

A 11º Bienal da UNE – Festival dos Estudantes é o primeiro evento conjunto de universitários, secundaristas e pós-graduandos. A ideia é aumentar a resistência pela escola e universidade públicas e somar forças frente a um contexto político de ameaças, com a irreverência e arte da juventude brasileira. Inscreva-se para a Bienal e 4º ENG pelo site: inscricao.encontrodegremios.org.br.

Com reportagem de Cristiane Tada e Yuri Salvador – UNE