Em primeira reunião da diretoria, UBES reafirma luta pela democracia

Estudantes que foram a Porto Alegre também definiram um calendário de atividades para os secundas no ano de 2018

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas reuniu, pela primeira vez, os diretores e diretoras da entidade, de diversas regiões do Brasil, que estarão à frente do movimento estudantil até o ano de 2019. A direção foi formada após a eleição da chapa “Secundas em lutas, em defesa da educação e do Brasil”, no último Congresso da UBES, sendo proporcional ao resultado da votação dos delegados e delegadas presentes no encontro.

Na reunião, que aconteceu na tarde do sábado (20) em Porto Alegre, os secundaristas debateram a atual conjuntura do país e decidiram um calendário para ações durante o ano de 2018. Houve também a aprovação unânime de uma resolução em defesa da democracia e contra o impedimento judicial do ex-presidente Lula em concorrer nas eleições deste ano.

A UBES e a UNE, com isso decidiram pela mudança simbólica de sua sede para Porto Alegre neste dia 22 de janeiro (segunda), em referência também à Campanha da Legalidade de 1961, quando os estudantes também vieram para a capital gaúcha garantir o direito de João Goulart assumir a presidência do Brasil.

“O ano de 2018 será de muita resistência”, disse o presidente da UBES, Pedro Gorki. “Precisamo resgatar a democracia com o povo na rua e com os estudantes, além de também retomar a esperança do nosso país. Não podemos aceitar que o horizonte do futuro do nosso país esteja somente nas mãos de pessoas com um Bolsonaro, um Luciano Huck, um João Dória. É preciso que o Brasil tenha um projeto de nação, que possa debatê-lo com todas as camadas da sociedade e com a juventude”, apontou.

Na terça-feira (23), a UBES também estará presente no ato preparatório para o Fórum Social Mundial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e participará da vigília democrática que irá durar por toda a noite até o dia 24 (quarta), data do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal 4, em Porto Alegre.

NOVA DIRETORIA

Participaram da reunião da diretoria da UBES 15 estudantes de escolas, institutos federais e cursos de pré-vestibular em diversos estados.

Veja quem esteve presente:

Presidente: Pedro Gorki (RN)
Vice-Presidente: Ramon Motta (BA)
Secretária Geral: Julienne Ramos (RJ)
Tesoureiro Geral: Ericleiton Emídio (RN)
Diretor de Políticas Institucionais: Wilammy Macedo (CE)
Diretor de Grêmios: Ângelo Márcio (SE)
Diretora de Escolas Técnicas: Rozana Fonseca (RJ)
Diretora de Comunicação: Isabela Queiroz (RJ)
Diretora de Movimentos Sociais: Bruna Santos (SE)
Diretora de Relações Internacionais: Bruna Helena Fagundes (MG)
Diretora de Mulheres: Maria Clara Targino (RN)
Diretor de Políticas Educacionais: Matheus Viana (BA)
Diretor de Esportes: Fernando Fontoura (RS)
Primeiro Vice Presidente: Evandro José da Silva (PE)
Primeiro Diretor de Grêmios: Marcos Adriano Prestes (RS)

Por Artênius Daniel, de Porto Alegre