Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Luto pelo Museu Nacional, luta pela educação
4 de September de 2018
Escola militar é a solução para a educação pública?
6 de September de 2018
Mostrar todos os posts

Carteira Nacional de Estudante – válida no Brasil inteiro!

Você sabe qual o único jeito de comprar meia-entrada estudantil? Pois podemos te afirmar: meia-entrada é só com a nossa Carteira Nacional de Estudante. Seu nome oficial é Carteira de Identificação Estudantil (CIE) e também é reconhecida em todo o território brasileiro. Ademais, a nossa Carteira está prescrita na Lei da Meia-Entrada, no Art. 2º:

Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

Carteira de Estudante padrão nacional!

Algo essencial na carteira de estudante é o certificado de atributo padrão ICP-Brasil. Ele é acessado facilmente por meio do QR-Code contido na carteirinha. A Carteira de Estudante é um documento seguro e especialmente feito para que o estudante possa comprar meia-entrada.

Como identificar a carteira nacional oficial

Ela deve conter o QR-Code, selo das entidades estudantis citada na lei e outros elementos como:

  • Microletras
  • Trama anti scanner

Analogamente, toda carteira também deve ter obrigatoriamente os seguintes dados do aluno:

  • Foto do aluno
  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Número de RG e CPF impressos na carteirinha
  • Número de Matrícula
  • Nome do curso e da instituição de ensino

A carteira nacional de estudante também conta com instrumentos adicionais de conferência digital para impedir falsificações:

  • Fundo com efeito numismático
  • Tarja magnética
  • Marca com tinta invisível
  • Certificação Digital padrão ICP Brasil

Carteira de Estudante 2019

Carteira Nacional de Estudante 2019 tem uma nova identidade visual. Ela está mais moderna e conta com ainda mais tecnologias de segurança que garantem o direito do estudante à meia-entrada. Ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020.

Para saber mais sobre a Carteira de Estudante e também tirar a sua, acesse o artigo: Carteira de Estudante da UNE, UBES e ANPG