Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Jornada de Lutas por Edson e Marielle: não nos calarão!
23 de March de 2018
UBES denuncia execução de jovens em Maricá (RJ)
26 de March de 2018
Mostrar todos os posts

Liderança secundarista da Colômbia explica os desafios na educação do continente

A Colômbia está passando por uma crise no que diz respeito às questões sociais e atravessa um momento de transição que prevê reformas graduais na Educação no país. É o que diz a presidenta da Asociación Nacional de Estudiantes de Secundaria – ANDES, Deisy Aparicio.

A líder da organização relata que a crise econômica colombiana afeta diretamente as escolas, que sem investimento do poder público acabam tendo suas gestões privatizadas:

“Esta situação fez com que a educação perdesse seu papel emancipador e de inspirar nos estudantes o senso crítico. Mas, entidades do movimento estudantil realizaram importantes paralisações e mobilizações que colocaram a discussão na agenda educacional do país”.

Deisy também faz parte da organização Mujeres por la Paz.

A união da luta dos estudantes e dos professores resultou contribuiu para a retomada da força do movimento estudantil que vinha sofrendo com perseguições do governo e um estigma de criminalização.

Os desafios do movimento estudantil colombiano

Para o ano de 2018 a ANDES deseja conseguir, com o debate público no campo legislativo e a mobilização social, popular e de rua, o direito à educação financiado inteiramente pelo Estado.

Há ainda uma preocupação com a educação nas áreas rurais da Colômbia que encontra-se em crise profunda. “Vamos intimar o ministério da educação, gerar processos regionais rurais para a construção do plano que tem foco nos direitos à alimentação e transporte, garantindo a relevância dos conteúdos e a permanência dos estudantes”, explica Deisy.

No que diz respeito às ações da ANDES, atualmente, a organização tem avançado com o desenvolvimento de campanhas a favor da democracia nas escolas, como a La democracia comienza por la escuela que promove a participação dos estudantes nas eleições institucionais.

A educação que queremos para a América Latina

Deisy acredita na união dos países latino-americanos e considera o fortalecimento da democracia indispensável em um continente onde, “por meio de golpes macios, intervenções militares e ataques de mídia”, há um levante contra movimentos democráticos.

A presidenta enfatiza que a ANDES considera a OCLAE (Organización Continental Latinoamericana y Caribeña de Estudiantes) fundamental para a articulação, união e fortalecimento da luta estudantil no continente.

E defende a luta contra os modelos de educação privatizantes e mercantilizados que são impostos no mundo e no continente para enriquecer poderosos:

“Pensamos em uma educação disponível para todos, como direito humano e bem comum. Pensamos em uma educação para a libertação.”

“Estamos juntos nesta batalha”

Deisy menciona que a ANDES vê com muita preocupação o que tem acontecido com a educação na América Latina e ressalta a importância da união dos estudantes.

Para os secundaristas brasileiros, deixa um recado: “Uma grande saudação combativa aos estudantes do Brasil e à UBES! Continuaremos promovendo a unidade do movimento estudantil e lutando contra as medidas do governo ilegítimo de Temer”.

 

 

Por Aline Campos