Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Como os problemas na educação me prejudicam?
26 de April de 2018
Kroton avança sobre educação básica
26 de April de 2018
Mostrar todos os posts

5 filmes para discutir gênero na sua escola

Se você procura uma atividade legal e diferente para realizar na sua escola, um cineclube ou a exibição de um filme podem ser perfeitos. Ainda mais se for um filme realmente interessante. A ideia desta lista é, principalmente, quebrar esteriótipos e preconceitos.

Tá, mas você deve estar pensando: “Como vou fazer isso?”.

O grêmio ou um grupo de interessados precisa conseguir apenas uma sala vazia e um projetor da escola emprestado. Existe uma plataforma online, chamada Videocamp, que cede os filmes para serem exibidos para pelo menos cinco pessoas.

O melhor é que o catálogo é bem estimulante. Segundo Instituto Alana, instituição comprometida que criou e organiza a iniciativa, a prioridade são filmes “de impacto”, que tratam questões “socialmente relevantes”. Certamente algum vai dar match com você e seus colegas.

Para começar, fizemos uma lista de sugestões sobre um tema que a UBES considera importantíssimo nas escolas. Só discutindo questões de gênero é que teremos um país mais inclusivo e preparado para lidar com diferenças. Instigantes e esclarecedores, estes filmes despertam pensamentos e discussões muito relevantes.

1. Repense o elogio

Ai, que menina linda! Ai, que garoto esperto! Já pensou como estes adjetivos diferentes podem moldar o comportamento de homens e mulheres? Se nunca refletiu sobre isso, está na hora de assistir a este documentário. (Dá para assistir completo no YouTube!)

Acesse no Videocamp

2. Meu corpo é político

Existem poucas referências de pessoas trans além de esteriótipos. Por isso a diretora Alice Riff decidiu fazer este documentário. O filme mostra o cotidiano de 4 trans fora do senso comum: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro, Paula Beatriz, diretora de escola pública, Giu Nonato, jovem fotógrafa, e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing.

Acesse no Videocamp 

3. Minas do Futebol

Não existia campeonato feminino sub-13 em São Paulo, então as meninas do Centro Olímpico foram disputar com os garotos, inclusive com clubes grandes como Corinthians e São Paulo. Se fosse uma ficção ninguém acreditaria, mas a história é real e, sim, elas terminam campeãs. O documentário mostra as barreiras e situações que elas enfrentaram. Divertido e inspirador.

Acesse no Videocamp

4. Vestidas de Noiva

É um documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil. Com vários personagens reais, fala das conquistas já alcançadas e sobre o que ainda falta para garantia de direitos às famílias homoafetivas.  (Dá para assistir completo no YouTube!)

Acesse no Videocamp

5. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Neste filme de ficção, é difícil não se envolver com a história de Leonardo. O adolescente cego, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar na escola, em casa e no mundo. Até que um aluno novo chega e lhe desperta sentimentos antes desconhecidos.

Acesse no Videocamp

COMO ORGANIZAR UMA SEÇÃO

passo 1: Por meio do grêmio escolar, é preciso conseguir com a direção da escola o empréstimo de uma sala e um projetor.

passo 2: Escolha o filme.

passo 3: Na plataforma Videocamp, abra a página do filme escolhido e clique em “organizar uma exibição”, para se cadastrar à plataforma e agendar o horário em que filme ficará disponível para você projetar.

passo 4: Divulgue a seção com cartazes na sua escola e pelas redes sociais.

passo 5: Não esqueça de mandar fotos da seção para as redes sociais da UBES. Vamos incentivar mais gente a realizar a atividade.