Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Identidade visual do 16º CONEG e 4º EME valoriza energia dos jovens e do movimento secundarista
21 de August de 2017
UBES e Chico César lançam clipe “Mel da Mocidade”
23 de August de 2017
Mostrar todos os posts

UBES e UNE são recebidas pelo Vice-Reitor da UFC

Diretores da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE) foram recebidos no final da manhã desta quinta-feira (17) pelo Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida.

As lideranças  articularam parcerias com a Administração Superior visando reforçar ações de assistência estudantil, políticas de permanência do aluno na universidade e em defesa da educação pública de qualidade.

Na ocasião, a UBES, representada pela tesoureira geral, Stephanny Vilela, procedeu à entrega de placas de agradecimento pelo apoio do Reitor da UFC, Prof.  Henry Campos, e do Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, à realização do Encontro Nacional de Grêmios da entidade, ocorrido de 29 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, igual período da Bienal da UNE, em Fortaleza.

Placa com a mesma intenção já havia sido entregue aos dois dirigentes da UFC pela direção da UNE em reconhecimento à colaboração recebida para a concretização da Bienal.

Stephanny Vilela destacou que, nesse momento em que as instituições públicas de ensino superior sofrem com cortes de verbas, a relação de diálogo entre os estudantes secundaristas – futuros alunos dessas entidades – e a direção da Universidade faz-se necessária. A Vice-Presidente da UNE no Ceará, Victória Kloé, destacou a importância da convergência do movimento estudantil e da Administração Superior da UFC na luta contra a precarização da Universidade.

Como exemplo do que vêm sofrendo as instituições federais de ensino superior no País, o Vice-Reitor afirmou que há risco de não haver o preenchimento das vagas de docentes em cursos recém-criados, principalmente no Interior. Ele  enfatizou que, quando o Movimento Estudantil foca na formação de qualidade, nas questões de assistência aos estudantes de baixa renda e ações que garantam a permanência dos alunos na instituição, “a Universidade precisa estar comprometida com essas pautas que são eminentemente acadêmicas”.

Além das duas líderes estudantis já citadas, estiveram presentes ao encontro com o Vice-Reitor: Willamy Macedo, presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES); Vanessa Oliveira, Vice-Presidente da UBES-CE; Ivo Braga, tesoureiro geral da UNE, e Germana Amaral, diretora de Mulheres do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFC,  além do servidor técnico-administrativo da UFC, Alexandre de Almeida Silva, coordenador do Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Portal UFC.