Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A Coragem do Movimento Estudantil Secundarista
20 de December de 2017
UBES luta até o fim do mundo contra a PEC e em defesa do PNE
21 de December de 2017
Mostrar todos os posts

Os frutos da primavera secundarista

União, transformação, conhecimento, resistência. Palavras que podem definir de forma geral um pouco do que aconteceu dentro das escolas ocupadas desde que o governador e São Paulo Geraldo Alckmin anunciou a “desorganização” escolar, no final de 2015. O movimento, que ficou conhecido como Primavera Secundarista, impediu o fechamento de centenas de salas de aula em São Paulo.

E não parou por aí. Sementes germinaram Brasil afora. Floresceu um jardim imenso cheio de Marias, Carlos, Gabis, laytons, Joanas e tantos outros carinhosamente chamados de secundas. Mudaram o rumo das coisas e mostraram  ue luto para eles é verbo. Em 2016, quando o governo Temer impôs uma “deforma” no ensino médio e, ao mesmo tempo, congelou os investimentos na educação por 20 anos, uma nova onda de ocupações tomou o país. Estava decretado, os secundas tinham ganhado corações, mentes e apoio de toda a sociedade.

Além de revelar uma coragem expressiva, a primavera secundarista trouxe para a superfície uma rebeldia consequente estampada no rosto de cada jovem das ocupações. Familiares se uniram para doar alimentos, produtos de limpeza e higiene, colchões e cobertores. Professores disponibilizaram aulas gratuitas e artistas ofereceram atividades culturais. Tudo para que o movimento continuasse firme.

Foram semanas (em alguns casos, meses!) dormindo em colchões dentro das salas de aula, comendo o famoso macarrão e enfrentando direções de colégios autoritárias, além da pressão da Polícia Militar e a falsidade de uma mídia que muitas vezes não queria entender o que estava realmente acontecendo ali. Mas eles aprenderam que resistir é cuidar um do outro, todo dia. Dividiram tarefas, organizaram mutirões e rodas de conversa, dialogaram e aprenderam juntos.

Enquanto reivindicavam investimentos, democracia, liberdade e estrutura para a educação, as ocupações marcaram a vida de quem participava delas e chamaram a atenção de quem estava de fora, vendo pela televisão ou acompanhando nas redes sociais. O Brasil tinha mudado a partir daquele movimento.

Não à toa, a mobilização secundarista emocionou até os corações mais incrédulos. A experiência das ocupações deixou legados sobre a importância de valorizar a escola e os funcionários que trabalham nela, o respeito às pessoas independente das suas particularidades e ensinou cada estudante a compreender que a luta pelo que se acredita deve ser uma constante.

EU OCUPEI A MINHA ESCOLA

“Me tornei uma pessoa menos individualista e tive a maior aula de cidadania da vida. A ocupação mudou o olhar das pessoas sobre meu colégio que, por ser periférico, nunca tinha sido bem visto. Outras gerações poderão usufruir disso” — Crystina Sulliver, Colégio estadual Frentino Sackser (PR) 

“Não me sinto uma líder, mas acabei sendo, neste processo. Sempre pensei em mudar as coisas, mas não sabia como. A ocupação trouxe oportunidade. Cresci, aprendi e reconheci muito mais o poder de uma mulher” — Larissa Shakur, Escola estadual Doutor João Ernesto Faggin (SP)

“Tinha acabado de chegar do Rio e trazia esta ideia das ocupações. Foi uma experiência que mudou minha vida. Nós, estudantes, passamos a interagir, conviver e nos entender” — Iza Fernandes, Escola estadual Sizenando Pechincha Filho (ES)

“Nossa ocupação era vista como ‘feminista’ por ter em sua maioria mulheres à frente. Nós ocupamos, resistimos, lutamos e batemos de frente com quem queria criminalizar o movimento. Com certeza mudou a relação entre as “minas” da escola e os garotos também” — Mariana Benigno, Centro de Ensino Médio 304 (DF)

OS LEGADOS DA GERAÇÃO OCUPAÇÃO

Gestão democrática: Durante as ocupações, os secundaristas tomavam decisões em assembleias. É importante que as instituições escutem os estudantes e que deixe-os participarem da construção do ambiente escolar.

• Temáticas que abordam o cotidiano da juventude: Temas como racismo, feminismo e LGBTfobia fazem parte da vida do jovem, tais pautas integraram – e muito – o dia a dia nas ocupações estudantis.

• Diálogo entre estudantes e a comunidade escolar: A união entre pais, professores e estudantes chamou atenção durante as ocupações. No entanto, casos de diretores autoritários eram bastante comuns. Abrir espaço para o diálogo pode solucionar problemas e até criar novas perspectivas de ensino.

• Participação de convidados e especialistas: Atividades com participação de convidados foram um ponto importante nas ocupações. O cartunista Laerte, a chef de cozinha Paolla Carosella, cantores como Chico Buarque e Tico Santa Cruz, foram apenas algumas das personalidades que visitaram escolas ocupadas e propuseram um “aulão” diferenciado.

• Mutirões para a melhoria do espaço escolar: Apesar do Estado ser obrigado a fornecer uma infraestrutura adequada e de qualidade para os jovens, os estudantes das ocupações mostraram que é possível realizar atividades para auxiliar na melhora dos ambientes.

OCUPAÇÃO ALESP: A CAÇA AOS LADRÕES DA MERENDA

Contra a falta e má qualidade da merenda escolar, estudantes paulistas ocuparam a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e, após muita pressão, conquistaram a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o esquema de fraude e corrupção na compra de alimentos. “Mesmo com um relatório final que nfelizmente não puniu de fato os políticos envolvidos, os secundaristas foram responsáveis por expor a máfia da merenda”, explica Emerson Santos, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES).

 

Originalmente publicado na Revista da Gestão 2015 – 2017.