42º CONUBES traz convidados e debates de responsa

Veja os destaques da programação do 42º Congresso da UBES

Lançamento do filme Primavera, início das celebrações dos 70 anos, Circuito de Cultura Secundarista, passe livre, lei da mordaça, Diretas Já! e Campanha se Liga 16! são alguns dos temas e atividades do Congresso da UBES.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

PRIMAVERA: SECUNDARISTAS E SUAS OCUPAÇÕES

A atriz Ana Petta estará na abertura do 42º CONUBES, que será também o pré-lançamento do filme “Primavera”, dirigido por ela. Ana é formada em Artes Cênicas pela pela ECA-USP, atuou na série de TV “Unidade Básica”
e nos longas “Trabalhar Cansa” e “O Mundo Invisível”. Dirigiu o documentário “Osvaldão” e o “Praia do Flamengo, 132”, além de ter idealizado e produzido o filme “Repare Bem” da diretora portuguesa Maria de Medeiros.
QUANDO: QUARTA-FEIRA (29), ÀS 19H

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Heleno Manoel Gomes Araújo Filho é Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e participará da mesa “Defender a educação pública é defender a soberania nacional”. Formado em Ciências Físicas e Biológicas pelo FOPOP, é coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e professor da Educação Básica da rede pública do Estado de Pernambuco.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

DIRETAS JÁ E A CAMPANHA SE LIGA 16!

 

 

 

 

 

 

Coordenadores do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Josué Rocha e João Paulo Rodrigues, respectivamente, estarão na mesa “Diretas Já! e a Campanha Se Liga 16!”. Ambas as entidades têm atuado fortemente, junto à UBES, contra as reformas de Temer e por novas eleições no país.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

REDUÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!


Presidenta da União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO), Ângela Guimarães, participa da mesa “Redução não é a solução! O extermínio e o encarceramento da juventude negra”. Formada em Ciências Sociais pela UFBA, Ângela, feminista e ativista dos direitos humanos, foi também secretária Nacional-adjunta de Juventude e presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

BATE-PAPO COM O RENEGADO


O rapper mineiro Renegado fará pocket show, seguido de bate-papo com os secundas. O músico, que canta sobre o cotidiano de pessoas comuns, atuou no movimento estudantil, participando do grêmio nas três escolas por onde passou durante o Ensino Médio, e diz que esse momento lhe deu “a base sobre política, compreensão coletiva e participação dentro da sociedade”.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 13H

CULTURA EM MOVIMENTO


Bruno Ramos, um dos coordenadores da Liga do Funk, organização cultural periférica que forma milhares de jovens por todo Brasil, integrará a mesa sobre o “Circuito de Cultura Secundarista da UBES (CIRCUS), a meia-
entrada e uma política de cultura”. Além de ser colunista da Mídia Ninja, Bruno foi membro do Conselho Nacional de Juventude e estuda sociologia na FESP-SP.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 15H

PASSE LIVRE JÁ!


O engenheiro e criador do projeto Tarifa Zero, Lúcio Gregori, participará da mesa “Passe livre e o transporte enquanto direito”. O autor do projeto tarifa zero, que serviu de inspiração para o Movimento Passe Livre (MPL), coordenou a elaboração da proposta quando era secretário dos Transportes da então prefeita paulistana Luiza Erundina, no começo da década de 1990. A ideia era a prefeitura de São Paulo bancar o custo com o aumento do IPTU nas áreas mais valorizadas da cidade.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

A LEI DA MORDAÇA E A (DE)FORMA DO ENSINO MÉDIO


A Procuradora-geral da República do Brasil, Deborah Macedo Duprat, trará contribuições importantes para a mesa “Escola sem mordaça e a contra reforma do ensino médio”. Formada em direito pela UnB, onde também concluiu o mestrado em Direito e Estado, a jurista, membro do Ministério Público Federal, é crítica do ensino religioso nas escolas públicas, ajuizou ação de inconstitucionalidade defendendo que tal disciplina não pode ter caráter confessional.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 15H

UBES 70 ANOS


A deputada estadual Manuela D’Ávila é presença confirmada para o Ato dos 70 anos da UBES. A jovem parlamentar gaúcha, pré-candidata à presidência pelo PCdoB nas eleições 2018, também começou sua luta no movimento estudantil, atuando na vice-presidência sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 2001 a 2003.
QUANDO: SEXTA-FEIRA (1º), ÀS 15H