Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Calendário de manifestações contra o golpe
14 de April de 2016
Mapa da democracia: use a ferramenta online e pressione os deputados
14 de April de 2016
Mostrar todos os posts

Universidades organizam resistência e criam comitês em defesa da democracia

Cada vez mais universidades brasileiras estão se mobilizando na luta a favor da democracia e contra a ruptura institucional no país. Os chamados comitês universitários pela democracia estão surgindo em instituições públicas e privadas, de todas as regiões, com o objetivo de debater o momento político atual. A iniciativa envolve estudantes, professores, funcionários, técnico-administrativos e toda a comunidade acadêmica.

Para acompanhar esse movimento, foi criado o site Universidade Pela Democracia (www.universidadepelademocracia.com.br), uma plataforma de mapeamento de todos os comitês criados pelo país, além de coletivos e outras frentes universitárias. Mais de 60 comitês já se cadastraram pelo site. Antes, o movimento já atuava pelas redes sociais no endereço facebook.com/universidadepelademocracia.

A ideia da ferramenta é reunir em só espaço toda a mobilização universitária pela democracia, auxiliando na organização local e na construção de redes. O funcionamento é simples, basta o usuário cadastrar o seu comitê ou o seu coletivo pela democracia e passar a integrar o sistema.

Além disso, o site traz um passo a passo para a montagem de novos comitês universitários. A partir de um manual detalhado, os interessados têm acesso a instruções de como promover debates, atividades culturais, como desenvolver estratégias de divulgação, materiais gráficos, guerrilha virtual e outras táticas de mobilização.