UBES participa do Festival da Utopia, em Maricá (RJ)

Secundaristas organizam tenda de debates em evento que celebrará a democracia através da cultura

Começa nesta quarta-feira (22) e segue até o domingo (26), o Festival da Utopia, um grande encontro de dimensão internacional entre movimentos sociais, artistas e pensadores de vários países para debater a construção da resistência democrática.

Realizado em Maricá (RJ) -cidade onde o transporte é gratuito aos seus mais de 100 mil habitantes-, o festival tem como mote a busca por novas ideias e ações práticas em resposta à conjuntura por que passam o Brasil e a América Latina.

Mais de 20 caravanas de todo Brasil já estão confirmadas. Na programação que é organizada e composta por movimentos sociais, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas participará com uma tenda do movimento estudantil, encabeçando debates sobre a luta contra o golpe e a ocupação de escolas.

A presidenta da UBES, Camila Lanes, participa também da abertura do Festival, ao lado dos convidados já confirmados o ex-presidente Lula, Aleida Guevara, filha do lendário Che.

O estudante e presidente da UPES, Emerson Santos, conta que também pegará a estrada rumo ao Rio de Janeiro. “Nesse momento da Primavera Secundarista, em que temos pautado a educação de qualidade e denunciado o golpe, compor o Festival é ampliar ainda mais o debate sobre o papel das ocupações e compartilhar nossa experiência com grandes nomes que constroem a luta conjunta pela democracia na América Latina”, ressaltou o jovem paulista.

Na programação cultural, o palco localizado na Praia da Barra receberá artistas como Racionais, Emicida, Beth Carvalho, Detonautas Roque Clube e Chico César. Artistas regionais e locais também terão destaque o evento. As apresentações de teatro acontecerão na Praça Central de quarta à sexta. Já a Feira da Reforma Agrária e da Economia Solidária irá oferecer alimentos orgânicos e uma Feira Literária com títulos de mais de 30 editoras.

Entre os organizadores do Festival estão o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá em conjunto com entidades dos movimentos sociais. Todas as atividades são gratuitas.

Para saber mais sobre o Festival da Utopia, acesse o site.