A Medida Provisória (MP) de reformulação do ensino médio deverá manter as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23), o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, revoga a decisão divulgada ontem (22), sobre a exclusão das matérias. Assista!

Anteriormente, em áudio oficial do MEC, o governo afirma que apenas as disciplinas de português e matemática seriam obrigatórias. Ouça Aqui!

“… A principal mudança será a escolha por parte do estudante dentre as diferentes áreas do conhecimento, as disciplinas obrigatórias nos três anos de ensino médio serão português e matemática…”

A notícia sobre excluir as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia revoltou estudantes, professores e rapidamente viralizou negativamente nas redes sociais, tornando-se o principal assunto no Twitter.

marcia_

sofi_

jairo_

manteiga_

Contradição: Base Curricular Comum definirá Currículo

Segundo a reformulação, o currículo do estudante poderá ser flexibilizado com disciplinas optativas. Porém, metade da carga horária será ocupada com as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base Comum Curricular ainda não foi definida. Portanto, ainda não há como saber quais matérias serão obrigatórias. Mesmo sem essa informação, a Medida Provisória foi enviada ao Congresso Nacional para votação em até 120 dias.

guilherme_

Reformulação Golpista!

A falta de diálogo com os estudantes e movimentos estudantis em assuntos que envolvem o setor da Educação também chama a atenção. Em junho, o Conselho Nacional de Educação (CNE), foi desmontado pelo governo Temer, impossibilitando a discussão democrática da Base Comum Curricular.

Segundo o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, “Uma reforma do ensino médio feita sem envolver alunos e professores tem enormes chances de dar errado”.

A Presidenta da UBES, Camila Lanes, também se posicionou diante da reformulação antidemocrática. Assista abaixo!

Dica da UBES:

Pague meia-entrada em cinema, shows e eventos. Faça agora a sua carteira de estudante oficial. É só clicar aqui!

carteira de estudante