Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes paralisam escolas contra reformulação do ensino médio
23 de September de 2016
Jovens mulheres do movimento estudantil disputam espaço nas Eleições 2016
27 de September de 2016
Mostrar todos os posts

Temer cede à pressão após repercussão negativa de MP

A Medida Provisória (MP) de reformulação do ensino médio deverá manter as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23), o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, revoga a decisão divulgada ontem (22), sobre a exclusão das matérias. Assista!

Anteriormente, em áudio oficial do MEC, o governo afirma que apenas as disciplinas de português e matemática seriam obrigatórias. Ouça Aqui!

“… A principal mudança será a escolha por parte do estudante dentre as diferentes áreas do conhecimento, as disciplinas obrigatórias nos três anos de ensino médio serão português e matemática…”

A notícia sobre excluir as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia revoltou estudantes, professores e rapidamente viralizou negativamente nas redes sociais, tornando-se o principal assunto no Twitter.

marcia_

sofi_

jairo_

manteiga_

Contradição: Base Curricular Comum definirá Currículo

Segundo a reformulação, o currículo do estudante poderá ser flexibilizado com disciplinas optativas. Porém, metade da carga horária será ocupada com as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base Comum Curricular ainda não foi definida. Portanto, ainda não há como saber quais matérias serão obrigatórias. Mesmo sem essa informação, a Medida Provisória foi enviada ao Congresso Nacional para votação em até 120 dias.

guilherme_

Reformulação Golpista!

A falta de diálogo com os estudantes e movimentos estudantis em assuntos que envolvem o setor da Educação também chama a atenção. Em junho, o Conselho Nacional de Educação (CNE), foi desmontado pelo governo Temer, impossibilitando a discussão democrática da Base Comum Curricular.

Segundo o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, “Uma reforma do ensino médio feita sem envolver alunos e professores tem enormes chances de dar errado”.

A Presidenta da UBES, Camila Lanes, também se posicionou diante da reformulação antidemocrática. Assista abaixo!