Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Plano Estadual de Educação em São Paulo agora é lei
16 de June de 2016
No Rio de Janeiro, polícia usa arma de choque contra ato estudantil pacífico
17 de June de 2016
Mostrar todos os posts

Secundaristas são agredidos por policiais durante votação do Plano Municipal de Educação, em Salvador (BA)

A sessão que votou o Plano Municipal de Educação, na última terça-feira (14), na Câmara Municipal de Salvador (BA), foi marcada por violência e repressão policial contra os estudantes que tentavam participar da votação. Em vídeo que circula na internet, militares aparecem agredindo jovens que se manifestavam de forma pacífica segurando cartazes.

O mais atingido pelas agressões foi o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Nadson Rodrigues. Em decorrência da ação dos policiais da Casa, que o arremessaram contra o chão, o jovem foi conduzido ao Hospital Geral. Nas redes sociais, o estudante conta que, após cinco horas de tentativas de acesso, o grupo de jovens conseguiu entrar na sessão. Nadson relata que, no fim da sessão, ao perceber que os manifestantes organizariam ato de ocupação, a polícia partiu para agressão gratuita.

“Nos seguraram e bateram. No meio dessas agressões eu fui jogado e arrastado pelos policiais que lançaram minha cabeça no chão. Fiquei desacordado por alguns minutos e depois fui levado ao hospital, onde fui medicado e realizei todos os exames que precisava.

Assista aqui o vídeo.

Nesta quarta (15), um grupo de estudantes se reuniram com representantes da  Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia e da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia SSPBA para cobrar providências do governo diante da ação abusiva e criminosa dos policiais. Os secundaristas já registraram boletins de ocorrência e realizaram exames de corpo de delito.

SOBRE O PLANO

Segundo o Nadson, o Plano Municipal de Educação aprovado não foi construído pelo povo, estudantes ou professore.

“Não houve pluralidade de opiniões para chegarmos a proposta mais avançada, contudo, o que foi aprovado nem sequer cita a garantia de uma “educação pública, gratuita, laica e de qualidade”, denunciou. “O texto visa a privatização da educação municipal, silencia a democracia das escolas e se nega ao debate de gênero e sexualidade que hoje custa a vida das mulheres”, criticou o líder estudantil.