Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O ponta pé final do golpe: Michel Temer inicia privatizações no Brasil
31 de August de 2016
Contra o golpe e a repressão, a resistência vem das ruas!
2 de September de 2016
Mostrar todos os posts

Sangue e violência contra o povo marcam início do governo Temer

Em seu primeiro pronunciamento, Michel Temer anunciou em cadeia nacional que não admitirá ser chamado de golpista. Simultaneamente, o povo que bradava nas ruas “golpistas não passarão” foi brutalmente reprimido pela polícia militar que massacrou manifestações populares em diversos estados.

Bombas de efeito moral, gás de pimenta, prisões arbitrárias e espancamentos marcaram a atuação policial na noite de 31 de agosto.

BOMBA E ARBITRARIEDADE POLICIAL

O que aconteceu nesta quarta-feira (31), em São Paulo causa desespero e comoção que a mídia não mostra. Essa foi a terceira vez, em três dias, que a força policial do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), dizima – com um imenso arsenal – os atos contra o golpe.

“Antes da concentração, no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista, os policiais já começaram a cercar o local. Construímos um ato pacífico junto com os movimentos estudantil e social, mas o governo respondeu com bombas de gás e perseguição aos estudantes no centro da cidade”, conta o diretor da UPES, Daniel Cruz, sobre o ato que reuniu cerca de 20 mil pessoas.

SECUNDARISTA É ATROPELADO POR MOTO DA PM

O secundarista Thiago Silva, da cidade de Osasco, está entre os jovens perseguidos pela polícia. Pessoas que presenciaram o ataque contam que duas motos militares invadiram a calçada, atropelando duas vezes o estudante e o espancando com cassete. O garoto foi socorrido e teve o braço fraturado.

 

#SOMOSTODOSDEBÓRAH

A estudante da Universidade Federal do ABC, Deborah Fabri, está entre as vítimas da violência, truculência e autoritarismo. A universitária foi atingida no rosto por um estilhaço de bomba que quebrou a lente do óculo que usava. Com o olho perfurado, a jovem perdeu a visão do olho esquerdo.

31deAgosto_JornalistasLivres

 

Nas redes sociais, a Universidade Federal do ABC, onde Deborah estuda, publicou nota de “repúdio a todas as formas de violência, incluindo o uso excessivo de força contra manifestações”. A instituição informou que já se manifestou à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Leia aqui na íntegra.

Em resistência ao golpe parlamentar, contra a truculência policial – que inclusive já levou à perda de visão de outras três pessoas nos últimos três anos -, e em solidariedade à Deborah, no próximo domingo (4), nova manifestação foi convocada. Acesse aqui: #SomosTodosDeborah

Em vídeo, estudante secundarista de 16 anos conta sobre assédio cometido por policiais durante abordagem em ato de terça-feira (30). No minuto 2:44 do vídeo, você confere o relato do estudante.

CENSURA NAS RUAS

Circula nas redes sociais vídeos e imagens do fotógrafo Vinicius Gomes, que durante a manifestação, foi abordado pelos militares que quebram sua câmera. Ele e outro fotógrafo, Willian Oliveira, ambos permaneceram detidos até as 5h da manhã desta quinta (1/9).

31deAgosto_Censura

Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia Ninja

PRIMAVERA DE LUTAS

Em Santa Catarina, a mídia independente acompanhou a negociação dos manifestantes com a polícia, no entanto, os militares também reprimiram a passeata pacífica.

Em Caxias do Sul (RS), militares agrediram manifestantes que já haviam dispersado do ato contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, na cidade gaúcha. Na Esquina Democrática, o ato organizado pela Frente de Luta contra o Golpe reuniu mais de 20 mil pessoas.