Reunião da diretoria executiva da UBES aprova calendário de atividades

Em diálogo com a Primavera Secundarista, entidade delibera data dos eventos que reunirão lideranças estudantis de todo país para lutar contra retrocessos na educação

No sábado (8), a diretoria executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) se reuniu na sede da entidade, em São Paulo, para definir o calendário de atividades e lutas do próximo período. Entre as deliberações está a realização dos principais fóruns da entidade, sendo eles o Seminário de Educação, o Encontro de Grêmios, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) e o Congresso.

Com a retomada da Primavera Secundarista, ocupações de escolas em todo o país contra os ataques do governo golpista de Temer à educação pública, a UBES anuncia eventos que reunirão lideranças estudantis de todo Brasil para colocar no centro do debate a luta contra retrocessos no setor.

“Neste momento de risco para nossa educação, a participação e organização estudantil se faz ainda mais necessária. Acima de tudo, não queremos mais essa política em seus velhos moldes, composta majoritariamente por homens, velhos, brancos e ricos. A juventude e os estudantes têm sede de mudança e a maior prova disso são as ocupações das escolas. É nesse sentido que convocamos esses eventos da UBES, porque são espaços de construção coletiva, onde vamos debater e aprovar as propostas da entidade por mudanças na nossa educação”, declara a diretora de Comunicação da UBES, Fabíola Loguercio

Entre os assuntos estará a defesa da democracia, a  Medida Provisória (746/2016) que propõe a reformulação do ensino médio de forma arbitrária, contra a Lei da mordaça (867/2015) e a PEC 241, que propõe o congelamento de investimento nos próximos 20 anos e ataca diretamente a educação, a saúde e áreas sociais.

“Vamos consolidar a opinião da UBES sobre a MP da Deformação do ensino médio, a PEC da redução da maioridade penal que continua tramitando, assim como a PL da Mordaça, que mesmo sem indicativo de voto, pode ser resgatada a qualquer momento. Por isso, convocamos a todos secundaristas para contribuir nesses debates, para que cada vez mais a nossa entidade seja mais plural, participativa e democrática”, explica a presidenta da UBES, Camila Lanes.

Confira eventos e datas.

SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Indicativo de local e data: São Paulo (SP), nos dias 26 e 27 de novembro de 2016.

Com o tema “Das ocupações à reforma que queremos: secundarista respira luta!”, o Seminário Nacional de Educação da UBES discutirá o posicionamento da entidade em todo o país. A última edição aconteceu em 2014, às vésperas da Conferência Nacional de Educação (CONAE), quando a UBES debateu e aprovou suas propostas para a reformulação do ensino médio na construção da Nova Escola. Acesse aqui e relembre.

CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADES GERAIS

Indicativo de local e data: Agosto de 2017, com local a definir.

O 16º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) convocará representantes das uniões secundaristas municipais e estaduais de todo o Brasil em evento que aprovará o posicionamento da UBES nas pautas de conjuntura, educação e movimento estudantil. Acesse aqui as deliberações da última edição que aconteceu em 2015.

CONGRESSO NACIONAL DA UBES 

Indicativo de local e data: Novembro de 2017, com local a definir.

O Congresso Nacional da UBES é o principal fórum deliberativo que reúne secundaristas brasileiros. Realizado a cada dois anos, é o momento em que estudantes de todas as regiões do país, eleitos delegados em suas escolas, elegem a nova diretoria e presidente da entidade. A última edição, realizada em 2015, marcou o início das ocupações da Primavera Secundaristas. Relembre aqui.

PRIMEIRO ENCONTRO LGBT E ENCONTRO DE GRÊMIOS

Indicativo de local e data: Fortaleza (CE), com datas a definir.

Rumo ao 3º Encontro Nacional de Grêmios da UBES, a entidade pretende reunir representantes das organizações estudantis que atuam dentro das escolas, fortalecendo a rede do movimento estudantil e a democracia no ambiente escolar. Relembre aqui a última edição.

No país que mais mata a população LGBT no mundo – segundo dados da ONG internacional Transgender Europe -, o movimento secundarista realizará o 1º Encontro LGBT da UBES para discutir estratégias de combate à LGBTfobia, levando o assunto para as discussões da sala de aula e toda sociedade.

ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS TÉCNICAS E ENCONTRO DE MULHERES E NEGROS E NEGRAS

Indicativo de local e data: A definir.

Para reunir os representantes de escolas técnicas de todo o país e debater as políticas de investimento no setor em expansão, qualidade, acesso, papel social e econômico em seus estados e nacionalmente, em 2017, a UBES organizará o seu 14º Encontro Nacional de Escolas Técnicas. Veja aqui temas discutidos na edição de 2015.

Também aguarda definição de tema, local e data o Encontro de Mulheres da UBES e o Encontro de Negros e Negras da entidade.