Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em SP, movimento estudantil inicia ocupação no escritório da Presidência da República contra PEC 241
10 de October de 2016
UBES divulga lista de escolas ocupadas e pautas das mobilizações
11 de October de 2016
Mostrar todos os posts

Punho cerrado, luta e repúdio à PEC 241: estudantes encerram ocupação em SP

Dez carros, dois ônibus, uma van e três motos foram mobilizados pela polícia militar de São Paulo com objetivo de cercar o prédio da Presidência da República na Avenida Paulista. O aparato intimidador serviu para afastar os manifestantes que estavam do lado de fora e cercar também por dentro o 3º andar, local onde se encontravam cerca de 50 estudantes desde as 18h desta segunda-feira (10/10).

Foram 5h de ocupação pacífica em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição 241. A PEC, que congela os investimentos da União por 20 anos, foi aprovada em 1º turno na Câmara enquanto os estudantes ainda estavam dentro do prédio. A desocupação ocorreu por volta das 23h após muita negociação, empurrões de PMs em deputados e manifestantes, além da proibição da entrada de advogados.

A deputada estadual Márcia Lia (PT-SP) relatou as dificuldades para adentrar o prédio.

“Foi difícil negociar, não queriam deixar a gente entrar, chegamos a falar várias vezes com o Secretário de Segurança Pública do Estado. Eu avisei que eu ia entrar e ele deveria garantir a minha integridade física”, disse. “Policias me empurraram, deram um chute na minha perna”, denunciou.

Após entrada no prédio, a parlamentar conseguiu dar andamento à desocupação pacífica.

“Fico muito feliz que os garotos e as garotas tenham saído com sua integridade física garantida, porque sem os advogados eles não estavam respaldados em nada. A OAB tem uma lei que garante a prerrogativa dos advogados acompanharem seus clientes”, lembrou.

O deputado Alencar Braga (PT-SP) também esteve no local e parabenizou a ocupação realizada pelos estudantes.

“Eles ocuparam a sede da Presidência em São Paulo no dia em que o governo golpista quer congelar os gastos nas áreas sociais, ou seja, quer condenar uma geração inteira à ignorância, não garantindo direitos fundamentais e estes estudantes estão aqui lutando não só pela geração atual, mas pela geração vindoura”, ressaltou.

OCUPAR E RESISTIR

O presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Emerson Santos, lembrou que durante toda a ocupação pelo menos dois comandantes foram negociar a saída.

“Sempre num grande terror psicológico, dizendo até que os menores de idade iam sair daqui direto para delegacia, mas a gente se mostrou resistente e permanecemos porque nosso objetivo era justamente ocupar até a votação da PEC”, frisou.

O diretor da UNE, Mateus Weber, que estava dentro da ocupação, explicou que o protesto teve o objetivo de pressionar os parlamentares a votar contra a PEC e alertar a sociedade dos perigos do governo golpista de Michel Temer.

“Tiveram vários momentos de tensões, a PM não deixava entrar os advogados a fim de garantir o direito de defesa dos estudantes. Eles não davam acesso a banheiro e água. E não deixaram entrar comida”, contou.

O advogado da Comissão de Direito Educacional da OAB, Victor Grampa, relata sobre a dificuldade de diálogo com a polícia militar. “Não estavam passando nem o nome do comando da operação, essa situação com o tempo foi se agravando, chegaram deputados estaduais, mais advogados, a comissão de prerrogativa da OAB chegou em peso para tentar solucionar de um modo pacífico, mas sem diálogo nenhum”, contou.

Grampa relata ainda que, depois da agressão à deputada Márcia Lia, a situação se agravou. Eles, então, entraram em contato com o Secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Os policiais queriam exigir que os estudantes assinassem um espécie de termo para sair.

“O que seria mais grave segundo a comissão de prerrogativa dos advogados e ao direito de defesa deles por serem obrigados a assinar alguma coisa que eles não sabem direito o que é”, explicou. “Nós subimos, dialogamos, eles disseram que aparentemente não houve crime algum, fizemos uma inspeção junto com os policiais, não houve nada, os integrantes se retiraram só com a qualificação”, disse, em relação a alguns dos estudantes terem que ter dado nome e RG aos PMs.

NOVO ATO CONTRA A PEC 241

Os movimentos sociais convocaram para esta terça-feira (11) um grande ato na Avenida Paulista, em frente ao Masp, contra a aprovação da PEC 241 e também para denunciar o pacote de maldades de Michel Temer, que inclui ainda a reforma do ensino médio, a escola sem partido e a retirada de direitos trabalhistas.

ESCOLAS OCUPADAS NO BRASIL

A resistência contra os retrocessos na educação movimenta ocupações secundaristas em todo o Brasil. A UBES, que realiza levantamento diário sobre o movimento – que pauta a luta contra a MP de reformulação do ensino médio, contra a PEC 241 e a Lei da Mordaça -, contabilizou até o fim da noite desta segunda-feira, 146 escolas ocupadas em todo o Brasil.

Da UNE, com Redação
Foto: Mídia Ninja