Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

No Mato Grosso, estudantes se mobilizam contra privatização das escolas
18 de May de 2016
Presidenta da UBES responde ataque de Kataguiri às lutas do movimento estudantil
19 de May de 2016
Mostrar todos os posts

Polícia agride estudantes em SP e reprime ato

Borrachada, gás de pimenta, prisão arbitrária e violência. Em mais um capítulo da ação policial que tenta reprimir a luta secundarista em São Paulo, na noite desta quarta-feira (18), estudantes das escolas técnicas e estaduais foram agredidos por policiais militares durante o “Ato unificado pela educação e contra os cortes, na Avenida Paulista.

As agressões aconteceram na altura da Avenida Ipiranga, quando a manifestação seguia pacífica rumo à Secretaria de Educação, na Praça da República. Em vídeo publicado pelo coletivo “Mídia Ninja”, policiais que prenderam estudantes em ação arbitrária aparecem agredindo os jovens de maneira indiscriminada para dispersar a manifestação que pautava a luta contra o corte de verbas na educação e em apoio às ocupações das escolas que vem sofrendo ataques da policial em reintegrações de posse ilegais (saiba mais).


Segundo o presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Emerson Santos, apesar da “ação desproporcional da polícia que perseguiu os estudantes para agredi-los”, as crescentes tentativas de calar a juventude não intimidará o movimento que segue unificado ao calendário nacional das escolas ocupadas no Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“A Primavera Secundaristas está tomando conta do país, principalmente em estados que o governador não trata educação como prioridade. A nossa resposta ao ensino precarizado é escola ocupada em todos os cantos do Brasil. Enquanto estudar numa escola de qualidade for um privilégio, ocupar será nosso dever”, defendeu o líder estudantil.

Foto: Mamana Coletivo.