Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ALAGOAS CONTRA AUMENTO ABUSIVO DAS TARIFAS
14 de January de 2016
SOB APARATO DE GUERRA DA POLÍCIA, SÃO PAULO PROTESTA CONTRA O AUMENTO
14 de January de 2016
Mostrar todos os posts

MULHERES RELATAM CASOS DE VIOLÊNCIA EM 55 REDAÇÕES DO ENEM

O tema da redação do Enem 2015 deu o que falar no ano passado. “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” incomodou o patriarcado brasileiro, e o governo federal foi acusado, entre outras coisas, de “doutrinação”. “É um tema que tira da zona de conforto”, diz a diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes, Bruna Rocha. “Sem dúvida, essa prova populariza um debate que a gente já vem fazendo em alguns espaços e o coloca na agenda da família brasileira.”

 

Na última semana, quando foram divulgados os resultados da prova, o Ministério da Educação revelou um dado alarmante: 55 redações continham relatos pessoais de violência. “Tivemos redações em que as mulheres descreviam cenas de violência em que foram vítimas ou testemunhas. Não sabemos necessariamente se aquele texto é um depoimento, mas tudo indica que sim”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

 

Para Bruna, o ocorrido reforça sintomas da cultura patriarcal e do impacto que ela causa na vida das mulheres. Por mais que o Estado reconheça a violência, não dispõe de maneiras eficientes de combatê-la. “O fato de alguns relatos aparecerem em uma prova de redação só mostra como não existe mecanismo nenhum para as mulheres desabafarem. A única via que elas encontraram foi a redação”, diz. “Os relatos mostram o quão comum é a violência contra a mulher. Tenho certeza que todas as mulheres que fizeram a redação sofreram algum tipo de assédio. Essas 55 nunca tiveram oportunidade de denunciar.”

 

O MEC decidiu preservar a identidade das vítimas, não entrar em contato com elas pessoalmente e orientar que as candidatas procurem ajuda pelo telefone no número de disque-denúncia 180. “Não consigo dizer se foi uma decisão acertada”, diz Bruna. “A depender do teor do relato, pode ter sido um pedido de socorro. Acho que cada caso deveria ser analisado, e o MEC poderia tentar se aproximar da vítima de forma segura, acionando a assistência social mais próxima, por exemplo.”

 

A presidenta Dilma Roussef reforçou a orientação pela sua conta no Twitter. Segundo ela, a conscientização ajuda no combate à violência contra a mulher. “Em muitos destes casos a violência está bem próxima. A redação foi um momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda a sociedade”, escreveu.

Por Mariana Payno