Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O que pensam os secundaristas sobre a Lei da Mordaça
8 de August de 2016
Por uma educação pública de qualidade, estudantes organizam dia de paralisação nacional
11 de August de 2016
Mostrar todos os posts

Mesmo com censura, “Fora Temer” marca abertura das Olimpíadas 2016

Em meio ao ritmo de comemoração das Olimpíadas 2016, as ruas do Rio de Janeiro foram ocupadas na última sexta-feira (5) por mais de 30 mil pessoas em manifestação contra o governo golpista de Michel Temer.

Organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o ato ocorreu em Copacabana em protesto contra os retrocessos e a retirada de direitos ocorridos desde que o governo ilegítimo assumiu.

A polêmica sobre a censura imposta pelo presidente interino, que proibiu manifestações políticas no interior e nas proximidades dos ginásios esportivos, não intimidou estudantes e trabalhadores que quebraram a barreira da mídia e denunciaram o golpe político que o país vive.

Diante dos cortes de gastos públicos, que atingem cheio a educação e os direitos dos trabalhadores, a UBES e diversas entidades estudantis e dos movimentos sociais saíram às ruas no dia de abertura das Olimpíadas para denunciar o golpe político em curso.

“Foi uma das maiores mobilizações unificadas nos últimos tempos para denunciar ao mundo o golpe de Estado aplicado por Temer e a calamidade pública do Rio de Janeiro. O momento tão esperado das Olimpíadas traz para o carioca um sentimento torcedor, mas também nos sentimos maquiando os problemas. Há uma alta segurança para censurar a livre manifestação de um povo que acaba de sofrer um golpe, por isso precisamos denunciar aos outros povos que vêm compartilhar desse momento com a gente”, criticou a presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), Isabela Queiroz.

CENSURA NAS OLIMPÍADAS

Arbitrariamente, Temer pediu para que seu nome não fosse anunciado na abertura da cerimônia, mas, ao declarar a abertura dos jogos a vaia ecoou pelas arquibancadas do Maracanã. 

Nesta segunda-feira (8), a Justiça Federal no Rio de Janeiro emitiu liminar que libera manifestações pacíficas de cunho político, que até então foram reprimidas pela Força Nacional de Segurança e pela Polícia Militar.

Ao impedir torcedores de ostentar mensagens políticas, o Comitê da Rio-2016 e o Comitê Olímpico Internacional feriu o princípio constitucional da liberdade de expressão. Depois que diversos torcedores foram expulsos de competições, começaram a viralizar nas redes sociais fotos de placas com protestos “alternativos”.

foraTemer2

“Fora você sabe quem”, dizia um cartaz erguido em uma das competições.

“Temer ‘Voldemort’: aquele cujo nome não deve ser pronunciado”, foi uma das manifestações do público. A brincadeira faz referência a Lord Voldemort (dos livros da série Harry Potter de J. K. Rowlinq), poderoso bruxo das trevas de todos os tempos, cujos objetivos eram controlar o mundo mágico. Ao contrário de Voldemort, o nome de Temer não representa força e poder, embora ambos sejam sinônimos de trevas e destruição.

ForaTemer3