Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em SP, estudantes lutam pela democracia e contra manipulação da Secretaria de Educação na formação de grêmios
19 de April de 2016
Máfia da merenda continua impune em São Paulo
20 de April de 2016
Mostrar todos os posts

Já são 64 ocupações: escolas em luta no Rio de Janeiro!

As ocupações dos estudantes do Rio de Janeiro seguem fazendo resistência ao sucateamento da educação. Nesta terça-feira (19), já somam 64 escolas ocupadas. E a luta continua crescendo.

Na tarde de hoje, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch se juntou aos colégios ocupados. Pela página no Facebook, por onde também podem receber doações e apoio dos pais, professores e vizinhos que se solidarizam, a#‎OcupaAdolpho já iniciou os relatos diários.

A presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-RJ) e aluna da Adolpho, Isabela Queiroz, comemora o início da luta em sua escola.

“Há dois anos a Faetec está em luta contra o fechamento de bandejões, cursos e turmas de educação para jovens e adultos. Hoje a pauta é por condições dignas de trabalho para professores e funcionários que estão sem receber, contra os cortes de verbas na educação, mas principalmente por eleições diretas para presidência da rede Faetec e direções das unidades. Hoje o presidente nomeado pelo governador é ex-presidente da rede de tratamento de água e é imprescindível que possamos eleger alguém competente e conhecedor da área da educação técnica”.

INTERIOR EM LUTA!

Em Petrópolis, no interior do estado, o maior colégio da cidade completa hoje 24 horas de ocupação. A decisão de ocupar o Estadual Dom Pedro II foi deliberada por uma assembleia estudantil, que por maioria de votos aprovou a ação por tempo indeterminado.

O clima na escola é de mobilização. Comissões coordenadoras foram organizadas para encaminhar as atividades de limpeza, alimentação, mídia, segurança, entre outras. Assim como foi nas ocupações de São Paulo, a auto-organização estudantil gera impacto e mudanças dentro das instituições, com limpeza dos banheiros e mesas e ações diferenciadas, como a prática de esportes.

“Nós, estudantes, temos reivindicações como eleições diretas para diretor, gestão democrática, passe livre irrestrito, abolição do Sistema de Avaliação da Educação (SAERJ), a melhoria da infraestrutura, além de nos manifestarmos em apoio à greve dos professores”, declarou a presidenta da Associação Petropolitana de Estudantes (APE), Carol Chiavazzoli, que tem ido à ocupação dar apoio aos estudantes.

APOIE UMA OCUPAÇÃO

Para apoiar a luta dos secundaristas no Rio de Janeiro é simples. Compareça à escola ocupada, leve alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Algumas ocupações também aceitam doação de aulas para auxiliar na formação de um calendário de atividades. Para saber mais, pesquise a página das instituições ocupadas no Facebook.