Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Na Paraíba, congresso estudantil elege nova diretoria da AESP
13 de June de 2016
Luta secundarista resiste nas 236 escolas ocupadas em todo Brasil
15 de June de 2016
Mostrar todos os posts

RS: Estudantes ocupam Assembleia Legislativa e são mantidos em cárcere privado

De acordo com os estudantes que ocupam a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul desde a tarde de ontem (13/6), o governador Sartori está limitando a entrada de cobertores e alimentos na ocupação, além de impedir o acesso de outros estudantes no local.

Os secundaristas gaúchos já ocupam mais de 160 escolas no estado e decidiram ocupar a Casa Legislativa para vetar a tramitação do Plano de Lei nº 44/2016, que visa privatizar serviços das escolas estaduais. A pressão estudantil impediu a votação do Plano que aconteceria nesta terça (14), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), retirada da pauta do dia por falta de deputados na sessão.

Segundo a secundarista, Fabiana Amorim, é importante unificar o movimento para pressionar o governo contra o PL 44: “Pensamos nesta ocupação porque o governo disse que não negociará com a gente mesmo com 1 mês de ocupações nas escolas. Hoje, a presidenta da Assembleia, Silvana Covatti, decidiu colocar a polícia aqui, impedindo o acesso de nosso colegas que dormiram na rua! A entrada de comida permanece restrita”.

Entre as exigências, os secundaristas protestam para que o plano seja votado apenas em 2017, para que haja tempo de ser discutido amplamente em debates públicos. Outra reivindicação ocorre em torno do Plano de Lei nº 190/2015, chamado “Escola Sem Partido”. Os estudantes nomearam o projeto de “Lei da Mordaça” e denunciam os retrocessos que o mesmo representa ao indicar o veto aos debates sobre política, sexo e religião nas salas de aula.
Para a secundarista e presidenta da UBES, Giovana de Souza, o protagonismo da juventude é uma das maiores conquistas: “Diante da nossa trajetória, que chegou até aqui, na Assembleia Legislativa, diante do desmonte da educação, é legítimo o protagonismo do movimento secundarista. Temos febre de luta e somos linha de frente pelos repasses de verbas”. O secundarista Pedro Duarte, completou: “Esse é único jeito de conseguir uma reação às nossas pautas, provocando a opinião pública”.

 

rs3