Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Peça sobre a Guerrilha do Araguaia estreia nesta semana em SP
13 de January de 2016
ALAGOAS CONTRA AUMENTO ABUSIVO DAS TARIFAS
14 de January de 2016
Mostrar todos os posts

ESPÍRITO SANTO INICIA SÉRIE DE ATOS CONTRA O AUMENTO

Nesta terça-feira (12), estudantes e movimentos sociais do Espírito Santo tomaram as ruas da capital em protesto contra o ajuste da tarifa aprovado no último domingo pelo Conselho do Transporte na Grande Vitória. O valor foi elevado de R$ 2,45 para R$ 2,75, o que deixou a população indignada.

A passeata iniciou às 6h da manhã, em frente ao Palácio Anchieta, região central onde está localizada a sede do governo do Estado. Duas avenidas foram ocupadas pela manifestação que seguiu até a Praça Costa Pereira. O ato foi organizado pela União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (UESES) junto à UMES Vitória, UMAES Vila Velha, DCE do Instituto Federal (IFES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), movimentos de juventude e Associações de Moradores.

 

Segundo o presidente da UESES, Luiz Felipe Costa, foi o primeiro de muitos outros que virão até que o valor seja revogado. “Fomos às ruas com palavras de ordem e gritos que chamaram a atenção da população, inclusive recebemos muito apoio. Apesar do governo montar um forte esquema de ‘segurança’ para nos inibir, colocando a cavalaria da polícia militar nas ruas, nós não aceitaremos esse aumento”, disse o estudante.

 

O secundarista do curso de Engenharia de Minas no campus Cachoeiro de Itapemirim do IFES, Guilherme Viza, conta que não houve diálogo com a população. “Não houve nenhuma proposta de contrapartida, apenas anunciaram o aumento acima da inflação, sem nenhum comprometimento de aumentar a frota ou melhorar a segurança nos ônibus. A qualidade do transporte é precária, por isso a população nos apoia, todos são contra esse reajuste abusivo”, explica.

FALTA ACESSO, PASSE LIVRE JÁ!

Os estudantes capixabas também defendem nas manifestações o passe livre irrestrito. Atualmente, o governo oferece apenas duas passagens diárias aos secundaristas da rede pública estadual em linhas restritas e não inclui os finais de semana, como contra o jovem Rafael Reis. Ele terminou os estudos no ano passado e conta que uma das dificuldade foi pagar a passagem.

“Eu dependia do ônibus para ir e voltar da escola, e não tinha passe livre. O governo precisa perceber que a qualidade da educação também depende do acesso à cidade, a formação não se faz apenas dentro da sala de aula”, argumenta Rafael.

12495042_1690907947860325_6882285564206958174_n

A LUTA NÃO PARA

Nesta quinta-feira (13), uma reunião com a população foi convocada. A concentração terá início às 18h, na Praça Pereira Costa, em Vitória. Para saber mais, acesse o evento no facebbok.