Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ano letivo de 2016 começa com fechamento de 913 classes em São Paulo
12 de February de 2016
Curitiba inicia semana de lutas contra o aumento da tarifa
16 de February de 2016
Mostrar todos os posts

Em manobra anti-democrática, Governo de Goiás burla edital das OSs

Passando por cima da luta dos estudantes em uma manobra totalmente arbitrária, nesta segunda-feira (15) o Governo de Goiás burlou o Edital de Chamamento Público do projeto e realizou a portas fechadas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a abertura dos envelopes com as propostas técnicas das Organizações Sociais que irão gerir as escolas a partir desse ano.

Apesar de prever que por obrigatoriedade a sessão seja pública e seja amplamente divulgada, a Secretaria de Educação preparou um grande cerco para impedir que a população se aproximasse. O Sindicato dos Trabalhadores em Goiás (Sintego), afirmou que, ao tentar acessar o local, foi informado de que a entrada do sindicato estava proibida.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Popular, a tropa de choque, cavalaria, batalhão e dois ônibus da RMTC isolou o acesso ao Centro Cultural, onde dez organizações sociais qualificadas entregaram documentações conferidas e rubricadas pela secretária de Educação, Raquel Teixeira, o procurador do Estado, Rafael Arruda, e secretário responsável no governo pelo projeto de implantação das OSs, Antônio Faleiros.

“Essa é mais uma manobra do governo que demonstra não ter interesse no diálogo real com os estudantes e está com algo a esconder. Continuaremos na luta, fortalecendo os grêmios estudantis e o conselho escolar que será nosso carro chefe para ampliar esse debate e mostrar quer as OSs não são a solução”, declara o diretor da UBES em Goiás, Gabriel Tatico.

MOVIMENTOS SOCIAIS REFORÇAM A LUTA

No Setor Oeste, em Goiânia, desde o dia 26 de janeiro a Seduce permanece ocupada. Na tarde deste domingo (14), o movimento que já foi fortemente reprimido e pressionado pelo governo ganhou a adesão dos movimentos sociais. Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e da Frente Brasil Popular (UNE, CUT, CTB, MST e outros) se juntaram à ocupação para protestar contra a implementação da gestão de escolas estaduais por Organizações Sociais (OS).

Fotos do Jornal O Popular.

Confira o Artigo sobre o que é TCC