Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“A tentativa de golpe precisa ser barrada!”
15 de April de 2016
Em Brasília, força total pela democracia
16 de April de 2016
Mostrar todos os posts

Colégio paulista organiza comitê em defesa da democracia

Os estudantes brasileiros estão cada vez mais presentes na luta contra o impeachment ilegítimo da presidenta Dilma Rousseff. Nas últimas semanas, universidades de todo o país têm formado comitês em defesa da democracia, promovendo atos, eventos e debates.

No último dia 7, a escola estadual Doutor Américo Brasiliense, de Santo André, provou mais uma vez que os secundaristas também estão mobilizados. Depois da passagem da caravana da UPES, o colégio lançou um comitê em defesa da democracia, dos avanços e direitos da educação.

Segundo a estudante do 3º ano Gabrielli Andrade da Silva, o grupo irá promover debates e atividades semanais não só sobre a atual conjuntura política do Brasil, mas também sobre a falta de democracia nas escolas. Os estudantes reivindicam o direito de se expressar e de ter voz dentro da própria escola.

“Quando falamos de democracia, os alunos pensam que vamos discutir apenas o que acontece no país, mas também queremos falar das formas de a democracia se fazer presente dentro da escola e denunciar o autoritarismo das diretorias”, ela explica.

Gabriela conta que a diretora da Américo Brasiliense proíbe os estudantes de fazer reuniões do grêmio durante os intervalos se não houver autorização prévia. “A escola é um espaço público onde a gente deveria ter o direito de se reunir quando quisesse, sem burocracia. Não temos liberdade dentro da nossa própria escola”, diz.

Sobre o cenário político do país, Gabrielli defende a união dos jovens contra o golpe e em defesa da democracia. “Muitos estudantes morreram para que a gente tivesse o direito de se expressar hoje. O golpe não vai passar, porque nós estamos bem alinhados na luta e não vamos deixar que isso aconteça.”

O comitê da Américo começou com 21 alunos, número que superou as expectativas dos criadores, e quer conscientizar cada vez mais pessoas dentro da escola. “Desde que o comitê foi lançado, conseguimos mobilizar alguns estudantes sem visão política e com muito discurso de ódio para entender que o impeachment sem crime de responsabilidade é golpe sim”, diz Gabrielli.

Vizinha da Américo, a escola estadual Professor Oscavo de Paula e Silva também já formou um comitê, e os dois colégios pretendem juntar as forças e realizar atividades juntos. Ambos têm histórico de luta pela educação, participando das ocupações contra a reorganização escolar de Geraldo Alckmin (PSDB) no ano passado.