Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Governo tucano espanca secundaristas em Goiás: jovens lutam contra terceirização de suas escolas
3 de February de 2016
A sua escola é homofóbica, sexista ou preconceituosa?
4 de February de 2016
Mostrar todos os posts

Bloco formado por entidades estudantis desfila pela segunda vez na maior festa do mundo

“Bolinho de Estudante” é uma comida típica da Bahia feita de coco, açúcar e tapioca. Mas é também o nome do trio elétrico formado pelas entidades estudantis do estado. Neste ano, o Bolinho de Estudante desfila pela segunda vez no circuito Barra-Ondina, o mais famoso de Salvador, sob o tema #DemocratizaFolia, na próxima sexta-fera (5).

‘’Esse ano, o tema central do Bolinho de Estudante é a democratização do carnaval de Salvador. Estamos caminhando nesta perspectiva. A democratização da folia e da nossa cultura é importante. O Carnaval de Salvador pertence ao povo, pertence à juventude’’, falou a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Nágila Maria.

Além de muita luta, alegria e irreverência o trio contará com a presença da dupla Juan & Ravena para agitar ainda mais as marchinhas do carnaval.

Para Nágila é muito gratificante participar de uma das maiores destas do mundo. ‘’É a segunda edição do bloco das entidades estudantis no carnaval de Salvador. Iremos colocar o nosso bloco e dialogar com a juventude e os estudantes na avenida’’, disse.

CARNAVAL E DIREITOS

Na última quinta-feira (28), um coletivo de entidades estudantis formado pela União dos Estudantes da Bahia (UEB), Associação Estudantil Secundarista (Abes), União Soteropolitana dos Estudantes Secundaristas (Uses), UNE e UBES compareceu ao Ministério Público do Estado (MP-BA), em Salvador, para denunciar o descumprimento da lei da meia-entrada por empresas que atuam no carnaval de Salvador . Um levantamento feito pelos estudantes apontou que a venda antecipada de acesso a blocos e camarotes não tem permitido que os estudantes paguem 50% do valor, como determina a lei.

Para Nadson Rodrigues, presidente da Abes, a denúncia é uma maneira de exigir o cumprimento da lei da meia-entrada e, assim, democratizar o acesso ao carnaval. “Ficamos decepcionados quando nos deparamos com a enorme lista de blocos e camarotes que não respeitam a meia-entrada, mas temos otimismo e coragem para exigir que a lei seja cumprida”, disse.

SERVIÇO

O que? Trio elétrico Bolinho de Estudante
Quando? Dia 5 de fevereiro
Onde? Circuito Barra-Ondina em Salvador