Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas Latino-americanos unidos em defesa da democracia
15 de March de 2016
Estudantes lideram greve no Rio de Janeiro
17 de March de 2016
Mostrar todos os posts

Ato na PUC-SP defende democracia, combate a mídia e chama para as ruas

Em meio a novos ataques à legalidade democrática, incitação irresponsável pela grande imprensa de uma massa sem proposta e mais ódio espalhado nas ruas do país, do auditório do TUCA da PUC-SP milhares trouxeram uma mensagem de coragem e resistência ao golpe.

O ato pela legalidade democrática reuniu na noite desta quarta-feira, 16 de março, importantes juristas, advogados, professores, artistas e lideranças de movimentos sociais em defesa da democracia.

A reunião foi promovida pelo Fórum 21, criado a partir das eleições de 2014, frente ao recrudescimento conservador, para reunir ideias voltadas ao avanço social, e pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, dos alunos de Direito da PUC-SP.

O presidente do Fórum, Anivaldo Padilha, leu um manifesto assinado por diversos intelectuais em que ressalta que uma democracia não pode permitir que os representantes do povo hajam fora da lei. “Não se combate a corrupção corrompendo a Constituição”, destacou um trecho do documento.

ato_tuca_1

O escritor Fernando Morais denunciou: “Nós sabemos quem são vocês. Eles querem que a gente seja republicano para que eles continuem a explorar o povo. O que eles temem é um projeto de nação que tirou milhões da miséria”

O advogado Fábio Konder Comparato pontuou os grandes males que o capitalismo causa na sociedade e decretou a sua decadência. Disse que é preciso “desmistificar aos olhos do povo a dominação da oligarquia no país”, pediu mais empenho de todos na “educação política” para uma “revolução ética” e centrou fogo na concentração da mídia nas mãos de apenas seis famílias.

O respeitado jurista Celso Antônio Bandeira de Melo destacou a importância daquele ato ser na PUC-SP, faculdade que tem tradição na defesa dos direitos e da democracia. “O que o [Sérgio] Moro faz é judiciamento errado e isso eu posso dizer com todas as letras”, afirmou. “Estamos vendo ser preparado um golpe. Essas passeatas não representam o povo brasileiro”, disse.

Sobre a conjuntura atual, a psicanalista Maria Rita Khel foi enfática: “O que está em jogo é a luta de classes”. Para ela, o importante agora é disputar as ideias, ganhar as ruas e as pessoas para o projeto que tem mudado o país.

foto_ato_tuca_2

Pouco antes da fala da filósofa Marilena Chauí, cantores da Liga do Funk ocuparam o palco para denunciar o descaso que governos passados tiveram com a favela e, de forma descontraída e séria, mostraram como a ascensão social do pobre incomoda os conservadores.

O microfone foi então passado para as mãos da filósofa Marilena Chauí. Ela lembrou a onda conservadora que vem tomando conta do mundo e citou o exemplo do norte-americano Donald Trump, que tem apoio de grupos como a Ku Klux Klan.

Chauí disse que esses conservadores geram uma “massa desligada” e apontou um dos culpados: “A mídia brasileira é obscena. Impede o exercício da expressão e manipula a informação para produzir a falsa informação. Aí, eu passo a acreditar que sei do que se trata porque recebi as informações às avessas.”

Ela convocou a união dos diversos movimentos progressistas para “nos levar a ter propostas”, uma vez que a revolta que tem sido estampada pela direita não traz sugestões para a melhoria do pais e só se alimenta de ódio.

A presidenta da UBES, Camila Lanes, ressaltou que os avanços para os jovens só pode acontecer dentro da democracia.“Defender a democracia é defender a história do Brasil, é defender o direito de opinar, mas acima de tudo é defender o avanço, pois se não fosse na democracia não poderíamos nem sequer sonhar com a universidade, um emprego”.

Já a presidenta da UNE, Carina Vitral, posicionou claramente o lado dos estudantes brasileiros em meio à polarização atua. “A UNE representa todos os estudantes brasileiros em especial os estudantes de baixa renda, os negros e negras, os de escola pública que agora entram na universidade pelo ProUni, por causa das cotas e por causa do Fies. Estaremos nas ruas em defesa do Estado Democrático de Direito”, defendeu.