Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com coragem de participar, estudantes de 16 anos vão às urnas afirmar sua voz
6 de abril de 2016
A força das mulheres pela democracia em grandes atos no Rio e São Paulo
7 de abril de 2016
Mostrar todos os posts

Artistas brasileiros saem em defesa da democracia

Rostos conhecidos da cena cultural brasileira saem do teatro, da televisão e do cinema para as ruas e as redes sociais em defesa da democracia.

O site da UBES separou algumas manifestações de músicos, escritores, atores e diretores que tomaram partido em defesa da legalidade democrática nas últimas semanas:

 

VÍDEOS

Grandes artistas estrelam vídeos em defesa do Estado Democrático de Direito, em que pedem respeito à democracia e denunciam o golpe.

É o caso de Clarice Falcão, Julia Lemertz, Georgette Fadel, José de Abreu, Monica Iozzi, Tonico Pereira e Wagner Moura, Letícia Sabatella, entre outros.

Estes dois últimos, aliás, têm sido hostilizados em suas redes sociais por causa da tomada de posição política.

(vídeo: Roda Mundo)

ABAIXO-ASSINADOS

Durante o mês de março, uma série de cartas e abaixo-assinados encheram a internet de manifestações contrárias ao impechment da presidenta Dilma Rousseff.

Entre elas, está a Carta ao Brasil, assinada por mais de 750 artistas e intelectuais, como Betty Faria, Camila Pitanga e Leonardo Boff, e o manifesto dos escritores e profissionais do livro, com a participação de nomes como Chico Buarque, Milton Hatoum e Antônio Cândido.

Cineastas também assinam um documento da classe em defesa da democracia — entre eles, Rui Guerra e Anna Muylaert. E alguns coletivos do hiphop brasileiro se juntam ao coro.

artistas291588

TEATRO UNIDO

A classe teatral protagonizou grandes atos em defesa da democracia em diferentes cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, a Fundição Progresso foi palco da reunião de figuras ilustres das artes cênicas, como Renata Sorrah, Cecília Boal e Gregorio Duvivier. Todos contra o golpe.

Já em São Paulo, nomes do teatro e estudantes se uniram em um evento histórico em defesa da democracia no Teatro Oficina. Artistas mineiros e gaúchos também lançaram documentos pedindo respeito às bases democráticas do país.

PRESENÇA NOS ATOS

Artistas têm marcado presença nos grandes atos em defesa da democracia. É o caso de Chico Buarque, que foi ovacionado pelos manifestantes cariocas na Jornada de Lutas do dia 31 de março.

Chico, inclusive, assina uma convocação para o próximo ato em defesa da democracia na Fundição Progresso, no dia 11 de abril.

(vídeo: Mídia Ninja)

Já a atriz Maria Casadevall estava ao lado das mulheres que foram à Praça Roosevelt, em São Paulo, defender a democracia.

(vídeo: Rafael Minoro)

ENCONTRO COM DILMA

Grandes artistas e intelectuais participaram de um encontro com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto no dia 31 de março.

Nomes como Letícia Sabatella, Beth Carvalho, Emir Sader e Osmar Prado compareceram ao evento, demonstrando apoio à permanência de Dilma no cargo.

O escritor Raduan Nassar, que há anos vive recluso no interior de São Paulo, esteve presente e ressaltou que o processo de impeachment atropela a legalidade democrática.

(vídeo: Palácio do Planalto)

Texto por Mariana Payno