Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

RS: EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES E SERVIDORES ORGANIZAM #OCUPEPIRATINI
9 de September de 2015
ENTIDADES CREDENCIADAS NO 15º CONEG DA UBES
10 de September de 2015
Mostrar todos os posts

UBES DIVULGA REGIMENTO E ATA DO SEU 41° CONGRESSO

Regimento, Ata de Eleição de Delegados e Censo Escolar

Em plenária final do 15° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES, neste domingo (06), em São Paulo (SP), foi aprovado o regimento do 41° Congresso da UBES, o CONUBES.

O CONUBES é a maior instância deliberativa do movimento secundarista nacional. O congresso discute e determina os rumos da entidade para o próximo período e elege uma nova diretoria.

É aberta a participação de todos os estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular.

Conforme votado pelos estudantes presentes no 15º Coneg da UBES, o 41º Congresso acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro de 2015 em Brasília (DF).

As atividades do encontro incluem debates sobre os cenários políticos nacional e internacional, o movimento estudantil e a educação brasileira, além de atividades culturais de destaque nacional e no circuito independente.

PROCESSO ELEITORAL

Também foi definida a instituição da Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) como equipe responsável por acompanhar o processo eleitoral nas escolas de todo o país.

As eleições dos delegados são organizadas pelos Grêmios Estudantis ou pelas Comissões de 10 no caso das escolas que não possuem uma entidade local. Os grêmios, para serem comissões organizadoras das eleições deverão se inscrever entre os dias 08 e 14 de setembro junto a CNECO, através do email [email protected]. No caso das Comissões de 10, a inscrições serão realizadas a partir do dia 14 de setembro, pelo site congressoubes.org.br.

Um delegado é eleito para cada mil alunos em uma escola, um segundo delegado é eleito a cada mais 500 estudantes. Ou seja, em uma instituição com até 1.000 alunos, é eleito um delegado; de 1.001 a 1.500, dois delegados; de 1.501 a 2.000, três delegados, e assim sucessivamente.

Tanto na inscrição das chapas, quanto na indicação dos delegados através da proporcionalidade, é obrigatória a indicação de no mínimo 30% de mulheres.

ACESSE AQUI

Regimento do 41º Congresso da UBES
Ata de Eleição de Delegados do 41º Congresso da UBES
Censo Escolar 2013