Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

FUNCIONÁRIOS DA FUNDAÇÃO CASA SÃO CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
13 de April de 2015
16 DE ABRIL NAS RUAS DE BRASÍLIA
14 de April de 2015
Mostrar todos os posts

UBES DIVULGA PESQUISA COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO

Cerca de 69% dos entrevistados querem melhorias na estrutura de suas escolas

Por todo o país, os secundaristas brasileiros organizam nos meses de março e abril a Jornada Nacional de Lutas em defesa do Ensino Técnico, que neste ano​ traz como tema​s​ ​a ​assistência estudantil, ​o ​passe livre ​no transporte público ​e ​o ​bandejão​ nas escolas​. Sinalizando as principais reivindicações que tem mobilizado desde escolas técnicas a institutos federais, a UBES divulga nes​t​a segunda-feira (13/04) ​o resultado parcial da ​pesquisa.

​A pesquisa ​foi realizada através de questionários respondidos ​pelos estudantes que participaram ​d​o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES, o ENET, que aconteceu ​em​ fevereiro, no Rio de Janeiro. Os cerca de 1.700 ​secundaristas ​que ​estiveram ​n​o evento responderam ​a​s perguntas sobre ​a ​situação estrutural das escolas e institutos técnicos, qualidade do ensino e políticas de permanência e pesquisa.

Perfil dos entrevistados

Os estudantes que participaram da pesquisa são de diversas regiões do Brasil, sendo em sua grande maioria do ​Nordeste (33%), Sul (32%) e ​S​udeste (21%).

Estrutura

Sobre a situação da estrutura das instituições onde estudam​ — foram avaliadas  escolas públicas de educação técnica, privadas ​e da rede federal​ —​, boa parte dos secundaristas querem melhorias nas condições físicas, sendo que 69% afirma haver obras inacabadas em seu campus.

Chamadas de “saunas de aula”, em ​alusão ao calor das salas, 11% dos estudantes afirmaram não haver nenhum tipo de climatização nas escolas, sendo que 28% possuem apenas ventiladores. Outras necessidades ​apontadas foram a falta de bebedouros ​(37%​)​ e a ausência de quadras para prática de esportes​ (24%​)​.

Na era da tecnologia, os dados são mais positivos para a disponibilidade de computadores para os estudantes, onde 60% tem acesso nas escolas, porém, uma parcela de 31% afirma ser necessário aumentar o número de máquinas.

Rumo à Jornada Nacional de Lutas

Segundo o diretor de Escolas Técnicas da UBES, Fillipe Matias, o ENET serviu como radar para identificar a opinião dos secundaristas, que durante o encontro representaram escolas técnicas públicas, privadas e o total de 280 institutos federais.

“Realizamos encontros regionais para captar mais pautas, como por exemplo os que aconteceram no Paraná, no Rio de Janeiro e a etapa do encontro no norte, no Acre. Todas as demandas foram apresentadas no ENET e agora culmina na Jornada em defesa do Ensino Técnico”, destaca Matias. “A maioria dos estudantes estão se mobilizando pela construção de restaurantes universitários e a construção de um plano nacional de assistência estudantil específico para rede federal de educação profissional e tecnológica”, conclui.

​Nas próximas semanas, a UBES divulga​rá​ os dados sobre condições de acesso às escolas através de ônibus, passe livre e bolsas de assistência estudantil e pesquisa.

Da Redação.