Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Plenária do CONUBES aprova Fora Cunha!
14 de novembro de 2015
Plenária Final do Conubes aprova resoluções
15 de novembro de 2015
Mostrar todos os posts

Quem entrou quer ficar! CONUBES debate ensino técnico

Desafio assumido no Plano Nacional de Educação (PNE), a expansão do ensino técnico brasileiro está entre as metas do principal projeto de lei que regulamenta o destino da educação para os próximos dez anos. O objetivo de triplicar o número de vagas com qualidade e efetivas políticas de permanência foi mote de lutas do Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET), culminando em uma Jornada Nacional de Lutas de norte a sul do país.

A mobilização encampada no último período chegou com intensidade nos debates do 41º Conubes que acontece em Brasília (DF). Na mesa “Ensino técnico com expansão e assistência estudantil”, o ex-presidente do Conif e atual reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Denio Arantes, comentou as intervenções dos estudantes.

“Esse espaço é o que chamo de voz sem tradução, representa os institutos formados por alunos de todos os gêneros, etnias, classes sociais e religiões, um recorte do mundo muito próximo do real. Por isso, o que fazemos nos IFs é o que está mais próximo de representar a formação profissional para o futuro”, diz Denio sobre o desafio de debater o tema.

O alinhamento de demandas com oferta e qualidade compõe o processo efetivo de inclusão social, o que para a diretora de Educação Profissional e Tecnológica, também coordenadora do PRONATEC no ministério da Educação, Nilva Schroeder, garante permanência. “Atingimos 8,1 milhão de matrículas, alcançando mais de 70% dos municípios brasileiros, nosso desafio agora não é quantitativo, mas entender de que maneira iremos fortalecer o valor social da formação tecnológica”, pontuou.

Na bandeira de assistência estudantil, os secundaristas ressaltaram a importância de avançar em pautas como construção de bandejões nas escolas técnicas, transporte, moradia, material escolar, bolsas para pesquisas de extensão, além de apoio pedagógico e psicológico. Para saber mais, acesse o documento oficial da UBES sobre o assunto, aprovado pelo ENET, o Manifesto Osvaldão.