Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com nome social, estudantes trans conquistam cidadania
19 de outubro de 2015
QUEM NÃO PODE COM A FORMIGA NÃO ATIÇA O FORMIGUEIRO
21 de outubro de 2015
Mostrar todos os posts

NAS RUAS DE SÃO PAULO CONTRA O SUCATEAMENTO E A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Marcha unificada acontece nesta terça-feira (20), com início às 15hs, na Praça da República

Depois de uma série de mobilizações que aconteceram na última semana em diversas cidades de São Paulo, estudantes secundaristas e professores convocam para essa terça-feira, 20 de outubro, ato estadual contra o projeto de reorganização das escolas proposto pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que ameaça fechar diversas instituições. Na capital, a concentração será a partir das 15h, na Praça da República, no centro.

O Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública de São Paulo cobraram explicações do governo sobre o projeto. Até agora, a lista tem 172 escolas a serem fechadas em 2016.

“O Alckmin vai condicionar os estudantes a salas ainda mais apertadas para ter prédios vazios e não ter mais os custos de manutenção”, disse a presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Angela Meyer. “Nos últimos dez anos, a rede pública diminui quase 2 milhões de estudantes. Uma parte evadiu, mas pelo menos 600 mil ingressaram em escolas particulares, que evidencia um projeto de privatizar a educação.”

Ao lado da UPES, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), organiza a mobilização estadual. O número de escolas ameaçadas tende a aumentar, a previsão é que 1 milhão de estudantes sejam transferidos. “Vamos lotar as ruas e dizer não à reorganização, é essa a resposta que daremos. Faremos resistência”, comentou a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha.

ENTENDA

No último dia 23 de setembro, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo anunciou a intenção do governo estadual de manter em cada colégio apenas um ciclo de ensino, o que culminaria no fechamento de muitas escolas.

Em tentativa de diálogo com o governador, a presidenta da UPES, Angela Meyer, abordou e questionou Geraldo Alckmin (PSDB) sobre a reorganização, porém, o governador se negou a responder a líder estudantil. Como mostra no vídeo, Alckmin reage com descaso à reivindicação que é hoje a principal luta dos estudantes secundaristas do estado de São Paulo.

Na convocação para o evento desta terça, a UPES enfatiza a falta de diálogo do governo com os estudantes. “Estudantes, professores e pais não foram consultados, por isso, nas últimas semanas toda a comunidade escolar têm ocupado as ruas do estado de São Paulo contra a medida que visa sucatear cada vez mais as escolas públicas. Em 2014,  o Alckmin cortou pela metade as verbas de manutenção das escolas públicas, para além disso, em 2015 as escolas estaduais não recebeu nenhum centavo para a manutenção dos prédios”, diz trecho da publicação.

SERVIÇO

O QUÊ? Ato estadual contra o sucateamento e privatização da educação pública
QUANDO? 20 de outubro, terça-feira
ONDE? Concentração às 15hs, na Praça da República, na capital.
EVENTO: https://www.facebook.com/events/804802312962506/