Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES SE REÚNE COM DIRETOR DE CURRÍCULOS DO MEC
12 de agosto de 2015
PM AGRIDE MANIFESTANTES EM ATO CONTRA AUMENTO DA TARIFA EM MG
13 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

INSTITUTO FEDERAL OBTÉM MAIOR NOTA NO ENEM 2014

Reitor do IF do Espírito Santo, Denio Rebello, fala sobre os resultados que levaram o instituto a ocupar o primeiro lugar no ranking das instituições públicas do Brasil

No último dia 5 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014, abrangendo os resultados de 15.640 escolas. O principal destaque entre as instituições públicas foi o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que liderou o ranking.

Oito campi do IFES ficaram entre as 20 melhores instituições de ensino do Estado nas notas das provas objetivas. O campus Vitória obteve a maior nota entre todas as escolas públicas do Brasil.

Em entrevista ao site da UBES, o reitor do IFES, Denio Rebello, fala sobre os resultados alcançados pelos estudantes.

UBES: Sabemos que no Instituto Federal o foco da formação não é a avaliação do ENEM, mesmo assim os estudantes capixabas tiveram um desempenho destacado. Na sua opinião, quais fatores foram decisivos para o resultado?

Dênio Rebello: A infraestrutura, o investimento na capacitação dos docentes, técnicos administrativos e o processo pedagógico diferente traz o mundo do trabalho para dentro do currículo, dialogando mais com a realidade. Faz com que o jovem entenda o que está aprendendo. Ele tem também muitas outras opções de participação social enquanto cidadão, podendo acessar outros instrumentos como música, esporte e acesso à biblioteca. Tudo isso facilita o processo. O jovem vai muito bem no ENEM e se forma como cidadão. É uma autodisciplina, os estudantes aprendem a responsabilidade dele na vida acadêmica, com a instituição e na participação interna de decisão. Esse conjunto de fatores contribui para o resultado.

UBES: Para o senhor, que acompanhou todo processo de expansão da rede federal, como avaliar esses avanços?

DR: A expansão está sendo um momento de grande tensionamento. Não é fácil multiplicar por dez o número de matrículas na educação profissional em um curto espaço de tempo. O IFES já vem num processo anterior, com entendimento que era preciso interiorizar, mas apesar disso temos 80% dos campi com alguma coisa que falta ou precisa ser refeita em função da expansão.

U: Há novos projetos para área de expansão em ciência e tecnologia?

DR: Talvez o Espírito Santo seja o estado que tenha melhor relação entre alunos do ensino médio e ensino profissional em número de vagas. Estamos preenchendo lacunas. Em Viana, cidade com 70 mil habitantes, onde não havia campus, estamos iniciando um neste mês.

Também avançamos muito em educação à distância, temos 30 polos nesta modalidade, na pesquisa e extensão. Ganhamos um edital para que os IFES tivesse um polo de inovação que permitirá trabalharmos juntos com as empresas, as novas tecnologias e inovações. Sem dúvidas, um instrumento fundamental nesses avanços.

U: O instituto também tem feito a integração entre a educação no campo e o ensino agrotécnico. O senhor pode falar um pouco sobre essa experiência e o impacto para a economia do estado? 

DR: Em alguns de nossos campi temos a pretensão de ter cursos ligados à área agrícola com a produção rural por meio do regime de alternância, metodologia em que o aluno passa um tempo na escola e outro parte entre os produtores rurais. Isso já resultou na primeira especialização em regime de alternância. Os professores estão sendo capacitados, um caminhar da educação agrícola para a formação dos estudantes e atendimento aos pequenos produtores.

U: E para o futuro, quais os desafios que o IFES deve encabeçar para acompanhar o desenvolvimento do Espírito Santo e em todo o Brasil?

DR: Há alguns anos decidimos aumentar a nossa verticalização, entendemos que é preciso qualificar nossa ação, qualificar nossos professores, partimos dessa proposta como visão de futuro.

Passamos muitos anos colocando a educação em uma posição secundária. O governo federal, com Lula e Dilma, trouxe a educação para o centro da cena. Todas as pessoas falam que a educação é prioridade, o que é uma vitória enorme para o país. Investiram em um movimento a longo prazo. Esses são apenas os primeiros resultados, precisamos continuar.