Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“HÁ MUITAS PESSOAS TRAUMATIZADAS, QUE AO VEREM CARROS DA POLÍCIA, ENTRAM EM ESTADO DE DESESPERO”
11 de May de 2015
COMISSÃO CONVIDA DATENA E CACO BARCELLOS PARA DISCUTIR REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
12 de May de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES REALIZAM ENCONTRO DE JOVENS FEMINISTAS EM MG

Questões como assédio, machismo e paridade de gêneros foram levantadas

No último sábado (09), estudantes do movimento feminista da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) realizaram seu primeiro Encontro de Jovens Feministas, no Sindicato dos Jornalistas do estado.

O evento realizado pela primeira vez no estado, foi direcionado apenas para mulheres, mas futuramente a entidade pretende organizar outros encontros, com participação de todos. “Mais pra frente pretendemos realizar mais encontros, dessa vez mistos para discutir sobre feminismo”, diz Clara Lino, Secretária Geral da UCMG.

​Segundo a secundarista, d​iariamente as mulheres são vítimas de algum tipo de violência,​ seja ela sexual ou psicológica, que é decorrente de uma cultura machista, construída por uma sociedade patriarcal. E muitas vezes devido a ausência de dialogo a juventude acaba por reproduzir esse comportamento.

Exatamente por isso, o movimento feminista da UCMG busca abrir espaço para levantar diversas questões relacionadas ao feminismo, como o ​machismo, assédio, igualdade salarial, paridade de gêneros e preconceitos nas escolas. “O encontro foi uma ótima e eficiente forma de conscientizar as jovens secundaristas sobre o tema feminismo, assunto pertinente na sociedade desde seus primórdios”, afirma Clara.

O evento alertou a juventude sobre os malefícios causados pelo machismo, através de um espaço para diálogo, instruindo estudantes nessa luta diária contra qualquer tipo de violência, preconceito e desigualdade. “Sem dúvidas, esse foi um grande passo para o movimento secundarista do nosso estado. A nossa luta é todo dia!”, afirma a estudante que esteve presente no encontro, Nina D’Angelo.

Da Redação.