Congresso da ACES convoca Primavera Secundarista no Ceará

Encontro inicia período de lutas pela consolidação da democracia e o fortalecimento do movimento estudantil cearense

Os estudantes do Ceará renovaram as forças do movimento estudantil e realizaram no último sábado (12), o 4º Congresso da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), no CUCA Jangurussu, em Fortaleza. Com cerca de 250 lideranças que vieram das diversas regiões do estado, o encontro marcou a realização de um ato político e a convocação de uma “Primavera Secundarista”.

Entre debates sobre a luta pela democracia nas escolas, a meia-entrada cultural, contra o machismo, racismo e homofobia, o congresso deliberou o posicionamento dos cearenses em defesa da liberdade democrática que começa nas salas de aula. Em resolução, os estudantes denunciaram o caso de uma escola técnica no Canindé, onde a direção não realiza eleições há 6 anos para se manter no poder.

ENFRENTAMENTO E MUITA LUTA

O estudante eleito durante o congresso para presidir a ACES nos próximos dois anos foi o jovem Willamy Correia, 17, de Juazeiro do Norte. Atualmente é vice-presidente do grêmio da escola onde estuda, a Presidente Geisel – Polivalente, e vice-presidente da União de Estudantes Secundaristas do Cariri. O jovem conta que o principal compromisso da gestão será com a democracia.

“Será analisado a conjuntura das escolas, queremos democracia, e se não houver, os estudantes ocuparão. Esse é nosso compromisso, protagonizaremos a luta contra o impeachment que ameaça o mandato democrático da presidência do nosso país, vamos pedir o ‘Fora Cunha’ e defender a educação”, declara Willamy.

Cursando o 2º ano do ensino médio, o secundarista destacou o posicionamento da ACES na consolidação do movimento secundarista. “Iremos fortalecer as bases, formar lideranças estudantis, movimentar a fundação dos grêmios estudantis das escolas e a regulamentação das UMES. Será uma verdadeira ‘Primavera Secundarista’, haverá mulheres empoderadas, negras, negros e lgbts em todos os espaços, inclusive na presidência das entidades”, falou.

A programação do evento foi marcada pela presença de parlamentares, representantes dos movimentos sociais, sindicais, da secretaria de Mulheres e de Juventude, da União Brasileira de Mulheres, UBES e UNE.

Para acompanhar as atividades do movimento estudantil no Ceará, acesse o Blog da ACES:http://acesceara.blogspot.com.br/