Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Jurista vê impeachment como inconstitucional
14 de December de 2015
UMES Manaus realiza posse da nova diretoria
15 de December de 2015
Mostrar todos os posts

Congresso da ACES convoca Primavera Secundarista no Ceará

Os estudantes do Ceará renovaram as forças do movimento estudantil e realizaram no último sábado (12), o 4º Congresso da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), no CUCA Jangurussu, em Fortaleza. Com cerca de 250 lideranças que vieram das diversas regiões do estado, o encontro marcou a realização de um ato político e a convocação de uma “Primavera Secundarista”.

Entre debates sobre a luta pela democracia nas escolas, a meia-entrada cultural, contra o machismo, racismo e homofobia, o congresso deliberou o posicionamento dos cearenses em defesa da liberdade democrática que começa nas salas de aula. Em resolução, os estudantes denunciaram o caso de uma escola técnica no Canindé, onde a direção não realiza eleições há 6 anos para se manter no poder.

ENFRENTAMENTO E MUITA LUTA

O estudante eleito durante o congresso para presidir a ACES nos próximos dois anos foi o jovem Willamy Correia, 17, de Juazeiro do Norte. Atualmente é vice-presidente do grêmio da escola onde estuda, a Presidente Geisel – Polivalente, e vice-presidente da União de Estudantes Secundaristas do Cariri. O jovem conta que o principal compromisso da gestão será com a democracia.

“Será analisado a conjuntura das escolas, queremos democracia, e se não houver, os estudantes ocuparão. Esse é nosso compromisso, protagonizaremos a luta contra o impeachment que ameaça o mandato democrático da presidência do nosso país, vamos pedir o ‘Fora Cunha’ e defender a educação”, declara Willamy.

Cursando o 2º ano do ensino médio, o secundarista destacou o posicionamento da ACES na consolidação do movimento secundarista. “Iremos fortalecer as bases, formar lideranças estudantis, movimentar a fundação dos grêmios estudantis das escolas e a regulamentação das UMES. Será uma verdadeira ‘Primavera Secundarista’, haverá mulheres empoderadas, negras, negros e lgbts em todos os espaços, inclusive na presidência das entidades”, falou.

A programação do evento foi marcada pela presença de parlamentares, representantes dos movimentos sociais, sindicais, da secretaria de Mulheres e de Juventude, da União Brasileira de Mulheres, UBES e UNE.

Para acompanhar as atividades do movimento estudantil no Ceará, acesse o Blog da ACES:http://acesceara.blogspot.com.br/