Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º ENCONTRO DE GRÊMIOS DA UMES-RECIFE
22 de July de 2015
MOVIMENTOS SOCIAIS DO CEARÁ UNIFICAM LUTAS
24 de July de 2015
Mostrar todos os posts

CARAVANA DE GRÊMIOS PERCORRE ESCOLAS DE MANAUS (AM)

Atividades da UMES auxiliam a organização estudantil em toda capital

Para fortalecer a organização estudantil em Manaus, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) iniciou no primeiro semestre de 2015 a sua Caravana de Grêmios que chegará nas zonas leste, norte e centro da capital.

O movimento começou com panfletagens sobre a importância dos grêmios e já ajudou a organizar o processo eleitoral em algumas escolas.

Um dos objetivos de organizar uma caravana na capital é “garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados”, explica o presidente da UMES, Lucas Pinheiro. “A intenção é organizar os secundaristas para que, por meio dos grêmios dentro das escolas, consigam modificar e melhorar a realidade das salas de aula que hoje estão sucateadas”, afirmou.

+1 DE NÓS

Umas das escolas que a caravana já passou é a estadual Desembargador Vidal Araújo, onde um grêmio estudantil foi fundado com a participação dos secundaristas da instituição.

Nas próximas semanas, a Caravana realizará campanhas e debates para eleição de novos grêmios no Instituto de Educação do Amazonas e nas escolas estaduais Francisco Albuquerque, Eunice Serrano Telles de Souza, Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e Nossa Senhora Aparecida.

“A movimentação do grêmio também é importante para expressar o que é a educação de qualidade para o estudante, garantir a reformulação do ensino médio e realizar uma grande jornada de lutas em defesa do passe livre estudantil, pautando ainda a exploração de recursos como o minério do Estado como fonte de financiamento da educação”, concluiu Lucas.

CONSTRUA SEU GRÊMIO!

Muitos não sabem, mas construir o grêmio estudantil na escola é um direito garantido aos estudantes através da Lei do Grêmio Livre, Lei Nº 7.398.

Para esclarecer como organizar a sua turma, debater e realizar a eleição, a UBES lançou a Cartilha de Grêmios assinada pelo cartunista Ziraldo, contando através de quadrinhos a história que se repete em muitas escolas brasileiras.

Assim como na ficção, na vida real as grandes conquistas só se concretizam através da luta. Na escola não é diferente, falta laboratórios, professores desvalorizados, a quadra não é apropriada para esportes, a grade curricular não dialoga com a realidade da juventude entre outros problemas.

A organização dos estudantes através do grêmio estudantil pode ser o caminho para essas e outras mudanças. Veja a Cartilha de Grêmios online, siga o passo a passo e construa o grêmio da sua escola.