Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Grito pela educação fecha a Avenida Paulista com mais de 50 mil pessoas
30 de outubro de 2015
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 41º CONGRESSO DA UBES
11 de novembro de 2015
Mostrar todos os posts

Brasília: estudantes e movimentos realizam manifestação pela democracia na sexta (13)

A capital federal receberá milhares de estudantes de todos os estados do Brasil em uma grande manifestação na próxima sexta-feira (13), a partir das 9h. O ato é promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que representa todos os alunos do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante do país.

A passeata contará com a participação de outros movimentos de trabalhadores, sem-terra, organizações de defesa das mulheres, negros e LGBT que integram a Frente Brasil Popular. A concentração acontece no Parque da Cidade, em frente ao pavilhão de exposições. De lá, os manifestantes seguirão para a Esplanada dos Ministérios.

O protesto faz parte do 41º Congresso da UBES, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, em Brasília, e também terá o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UESDF) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Na pauta dos movimentos está a defesa da democracia e combate a qualquer tipo de golpe institucional no país, os investimentos na educação pública e de qualidade para as escolas brasileiras e o combate aos preconceitos, em especial o machismo, o racismo e a LGBTfobia.

FRENTE BRASIL POPULAR

A Frente Brasil popular foi criada há dois meses e é, atualmente, a maior articulação dos movimentos sociais no Brasil, reunindo dezenas de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), UNE, UBES, ANPG, sindicatos, associações de moradores, coletivos de cultura, comunicação e Direitos Humanos.

No mesmo dia, a Frente realizará uma série de eventos por todo o Brasil com as bandeiras da defesa do Pré-sal e da Petrobras, a reforma política democrática, o combate à agenda conservadora do Congresso Nacional e uma nova política econômica que não penalize os mais pobres e não ameace os direitos fundamentais da população brasileira.

41º CONGRESSO DA UBES

A UBES é, ao lado da UNE, a maior referência do movimento estudantil nacional. Durante quatro dias, milhares de estudantes secundaristas de escolas de norte a sul se reúnem no congresso da entidade, no Parque da Cidade, para debater os temas mais urgentes da educação nacional, além de definirem os rumos do movimento no próximo período, eleger sua a nova diretoria e presidência.

No total serão realizados mais de 20 debates com mais de 100 convidados, discutindo os cortes na área da educação, a proposta de reformulação do Ensino Médio no país, o fim do vestibular, a expansão do ensino técnico, a educação no campo, o combate aos preconceitos na escola, o fim do machismo, do racismo e da LGBTfobia.

SERVIÇO

Passeata da UBES: “Os estudantes em defesa da democracia, por uma educação de qualidade e mais direitos
Data: Sexta-feira, 13 de novembro
Concentração: 9h no Parque da Cidade.