Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Não é só pela reorganização, estudantes na luta por mais educação
19 de November de 2015
ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ OCUPADAS
20 de November de 2015
Mostrar todos os posts

Após audiência pública no Tribunal de Justiça, ocupações continuam

Apesar da notícia veiculada pela Folha de S. Paulo e propagada nas redes sociais, a reestruturação das escolas não foi suspensa. Em audiência pública realizada nessa quinta- feira (19/11) no Tribunal de Justiça, o secretário de educação, Herman Voorwald, anunciou um proposta para desmobilizar as ocupações das escolas contrárias à reorganização — até o momento, são pelo menos 74 instituições ocupadas em todo o Estado.

De acordo com o proposto pelo secretário, os estudantes deveriam desocupar as escolas e em 48 horas receberiam material informativo sobre a reestruturação. A partir de então, seriam iniciados debates nas comunidades, entre professores, alunos, pais, associações e conselhos. A proposta original da Secretaria prevê o fechamento de 94 unidades.

Quando questionado pelas entidades estudantis presentes à audiência se a reestruturação estava suspensa até um consenso da base popular, Voorwald respondeu de forma evasiva: “As escolas devem enviar uma contraproposta para as diretorias de ensino e iremos avaliar se é viável. Depois vamos ver como será.”

Angela Meyer, presidenta da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) , vê a proposta do governo como uma tentativa de desmobilizar o movimento de resistência à reestruturação da rede.

“Não devemos abandonar nenhuma escola e sim ampliar as ocupações. Essa proposta de debates com a base fizemos no dia 6 de outubro, quando foi anunciada as mudanças nas escolas. Agora, ele quer que as discussões sejam feitas em um mês”, avalia Angela.

Camila Lanes, presidenta da UBES ( União Brasileira dos Estudantes Secundarista), considera que as ocupações devem continuar até a revogação da reformulação da rede. “Conseguimos reverter as medidas de reintegração de posse até segunda-feira, e nossa meta é chegar a 100 escolas ocupadas nesse final de semana. O secretario irá apresentar uma contraproposta às reivindicações dos estudantes”, afirma. 

Propostas dos Estudantes

A defensora pública Daniela Skromov, após reunião com estudantes, apresentou as propostas do movimento estudantil para a reestruturação. Entra elas, estão mais um ano de debates e audiências públicas sobre as mudanças na rede, nenhum fechamento de escolas e que não haja punição de professores, estudantes e apoiadores do movimento.

Durante o final de semana, o secretario irá reunir-se com suas correligionários e, segundo a defensora, irá marcar uma nova reunião, sem definição se será pública ou fechada.