Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GOIÁS EM LUTA! ESTUDANTES OCUPAM ESCOLAS CONTRA PRIVATIZAÇÃO
15 de December de 2015
SP dá início a maior mobilização em defesa da democracia
16 de December de 2015
Mostrar todos os posts

3ª Conferência Nacional de Juventude terá presenças de Mujica, Emicida e Dilma

Entre os dias 16 e 19 de dezembro acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), a etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude, com o tema “As  Várias Formas de Mudar o Brasil”.  Dois mil delegados e delegadas de todos os estados, jovens eleitos nas etapas presenciais e digital – por meio de um aplicativo –, representarão as reivindicações e lutas da juventude brasileira. Os debates servirão de subsídio para a formulação do Plano Nacional de Juventude.

Na próxima quarta-feira, a cerimônia da abertura contará com a presença da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, ao lado do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza. Após a abertura acontecerá um grande encontro dos jovens com o ex-presidente e atual senador uruguaio, José Pepe Mujica, e a presidenta Dilma Rousseff.

“A presença de Mujica e da presidenta Dilma reforça a celebração de valores de participação política, respeito às diversidades e desconstrução de preconceitos, principais objetivos da Conferência”, afirma o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina. “Desde o início do processo, quando apostamos na eleição de delegados por um aplicativo, a Conferência mostrou-se inovadora e potente. É por isso que, além dos atos e debates políticos, teremos uma grande mostra cultural que trará 250 jovens do país”, completa o secretário.

Ao longo da programação haverá uma mostra artística, cultural e científica selecionada por meio da chamada pública “Manifesta”, que traz uma grande diversidade de shows, oficinas, pesquisas, materiais audiovisuais e danças produzidas por jovens de todo o Brasil. A primeira noite da Conferência, misturando-se com as atividades propostas pelos jovens, contará com show do rapper Emicida e de convidadas como as rappers Karol Conká e Drik Barbosa, além do MC Rico Dalasam.

Durante a Conferência, os delegados irão debater e votar propostas de políticas públicas prioritárias a serem implementadas pelos governos, em grupos de trabalho divididos entre os 11 eixos do Estatuto da Juventude: Participação, Educação Segurança, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde, Cultura, Esporte, Diversidade, Território e Comunicação. Outros temas serão discutidos em Arenas Livres, espaços de livre participação entre os participantes da Conferência e convidados.

LANÇAMENTO: SERVIÇO DE DENÚNCIA DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS CONTRA A JUVENTUDE NEGRA

Os dois novos módulos do Disque 100, que receberá também denúncias de racismo, serão lançados nesta quarta (16), na abertura da Conferência Nacional de Juventude. O serviço, que já recebe denúncias de violações de direitos humanos contra diversos públicos, passa a contar com um novo módulo que receberá denúncias de violações contra a juventude negra, mulher ou população negra em geral; e outro módulo para denúncias de violações contra comunidades quilombolas, de terreiros, ciganas e religiões de matriz africana.

Para o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Ronaldo Barros, trata-se de mais um importante instrumento de enfrentamento ao racismo que o governo brasileiro oferece à população negra. “A população negra brasileira passa a contar com este importante instrumento para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Não podemos nos calar diante da violência, seja ela qual for, e o que o governo faz agora é oferecer mais caminhos para que a população negra não se cale e denuncie a violência que tem como motivação o racismo”, declara.

INTERNACIONAL: ENCONTROS ENTRE GESTORES DO MUNDO TODO E CONVIDADOS DA CPLP

A 3ª Conferência também receberá delegações internacionais representando governo e sociedade civil. Ocorrerão dois encontros: o primeiro consiste num seminário que reunirá gestores de políticas públicas de juventude do mundo todo e a Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo será uma reunião de convidados internacionais dos países da comunidade dos Países de língua portuguesa (CPLP) e representantes da sociedade civil.

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PARTICIPAM E FAZEM ENCONTRO PRÉ-CONFERÊNCIA

A Conferência também contou com momentos específicos para o debate das juventudes de comunidades e povos tradicionais. Indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiros e matrizes africanas estarão representados na etapa nacional. Antes disso, nesta segunda e terça-feira (14 e 15), se reunirão em Brasília, no Carlton Hotel, para formulação e elaboração de propostas de políticas públicas específicas para esse público.

INOVAÇÕES

  • Todos os estados construíram suas delegações a partir de critérios de paridade de gênero, proporcionalidade étnico-racial e diversidade regional.
  • Diferentemente das edições anteriores, a 3ª Conferência realizou, além dos eventos presenciais, uma etapa digital: cerca de vinte mil jovens participaram por meio de um aplicativo para celulares e computadores, sendo selecionados 484 delegados e 305 propostas à etapa nacional.
  • Outra novidade é a Manifesta, uma mostra cultural desenvolvida para oferecer à juventude, oportunidades de trabalhar o potencial criativo. São 92 apresentações protagonizadas por 250 jovens, selecionados através de uma chamada pública. As atividades incluem teatro, dança, música, artes visuais, cinema, poesia, circo, mídia livre, cultura digital, popular, indígena, cigana, e muito mais.

COBERTURA COLABORATIVA

Todo o evento será divulgado por jovens midiativistas e coletivos de comunicação por meio de uma cobertura colaborativa. Haverá uma sala especial para o desenvolvimento das atividades ao longo de toda a #3ConfJuv. Parte das atividades serão transmitidas ao vivo pelo juventude.gov.br e a programação poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais da SNJ e dos coletivos da cobertura colaborativa a partir da hashtag #3ConfJuv.

SERVIÇO

O quê: Etapa Nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude
Quando: 16 e 19 de dezembro de 2015
Onde: Estádio Nacional Mané Garrincha, em  Brasília (DF)

Confira a programação no link: http://juventude.gov.br/conferencia/programacao/#.Vm44TkorKM9