Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

15º CONEG da UBES: CONFERÊNCIAS LIVRES DEBATEM ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO TÉCNICA
5 de setembro de 2015
15º CONEG DA UBES: O PAPEL DO ESPORTE E DA CULTURA NA EDUCAÇÃO
6 de setembro de 2015
Mostrar todos os posts

15º CONEG DA UBES: ABAIXO AOS CORTES NA EDUCAÇÃO

O combate aos cortes na educação e a mobilização popular foram as saídas apontadas para a atual crise política vivida no país pelos debatedores da mesa “Juventude contra os cortes na educação” , que integra os grupos de discussão do 15o Coneg da UBES, em São Paulo.

Representando diferentes forças políticas, os palestrantes criticaram as decisões tomadas pelo governo Dilma Rousseff, principalmente na aplicação do ajuste fiscal, que tem cortado direitos e serviços da juventude e dos trabalhadores.

DEFENDER CONQUISTAS E PROPÔR ALTERNATIVAS

A ex-presidenta da UNE Vic Barros destacou importância de defender os avanços vistos no último período, como a ampliação do acesso à universidade pela juventude pobre, negra e oriunda do ensino público.

Ela destacou que estas conquistas estão ameaçadas pela crise econômica e também pelo retorno de uma elite antinacional, apoiada pela grande mídia, que no passado derrubou os governos progressistas de Getúlio Vargas e João Goulart e agora deseja fazer o mesmo.

“Os governos recentes erraram, principalmente no campo econômico, mas realizaram grandes conquistas. Por isso, nós precisamos apontar alternativas ao ajuste fiscal, como a taxação das grandes fortunas. Precisamos ir para as ruas defender a democracia e exigir que os ricos paguem pela crise”, ressaltou.

COMBATE AO AJUSTE FISCAL

O ex-dirigente da UBES Sandino Patriota destacou que a atual crise brasileira faz parte de uma crise internacional do capitalismo, que tem provocado tragédias e injustiças como a atual crise humanitária por qual passam os refugiados africanos e árabes que desejam migrar para a Europa.

Para Sandino, no Brasil ele apontou como os piores sinais da crise as políticas neoliberais do governo petista, que poderiam estar sendo aplicadas por tucanos como Fernando Henrique e Aecio Neves. Ele classificou os cortes na educação como os maiores da história recente do país.

“O corte de mais de 10 bilhões de reais é o maior da história recente do país, o que tem afetado diretamente o custeio das universidades federais, dos institutos técnicos federais e o corte de vagas do Pronatec. Temos que fazer o enfrentamento nas ruas como foi feito nas Jornadas de Junho de 2013”, afirmou.

BOLSA BANQUEIRO

Também ex-diretor da UBES, o presidente da Juventude Pátria Livre, Gabriel Alves, criticou as opções tomadas pelo governo federal para enfrentar a atual crise. Segundo ele, o país já gastou R$ 288 bilhões só pra pagar a dívida pública, que vai para o bolso dos banqueiros, enquanto cortou bilhões de reais da educação de um total de mais de R$ 70 bilhões do ajuste fiscal.

“O governo da Dilma toma a opção de arrochar os salário e garantir os espaços para as grandes empresas aumentarem os seus lucros”, observa.

Ele destacou a importância dos secundaristas se mobilizarem para barra este retrocesso, como já ocorreu no passado na resistência à ditadura e no Fora Collor.

“Para que não ocorram mais cortes, é fundamental a força dos estudantes secundaristas que já realizaram grandes mobilizações neste país”, convocou.