Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ato de lançamento nessa quinta (27) mobiliza congresso de fundação da UES-DF
26 de fevereiro de 2014
Carnaval da ocupação das ruas e da cultura de paz
28 de fevereiro de 2014
Mostrar todos os posts

SP realiza Plenária Estadual da Jornada de Lutas

Unificada, mobilização nacional que reunirá juventude terá início na segunda quinzena de março

Com o objetivo de reunir movimentos sociais, partidos, entidades estudantis, trabalhadores da cidade e do campo, feministas, coletivos e redes em torno de pautas políticas unificadas, aconteceu na noite desta quinta-feira (27/02), na sede das entidades estudantis, a Plenária Estadual da Jornada Nacional de Lutas da Juventude de São Paulo.

A reunião traçou os desafios da 2ª edição da Jornada que têm início no mês de março mobilizando todo o país. Em torno de pautas políticas unificadas, entre elas esteve a educação pública de qualidade, desmilitarização da polícia, o extermínio da juventude negra e a democratização da comunicação.

Presentes, estiveram os líderes estudantis da UBES, UPES, UEE e UNE apresentaram suas pautas. A análise sobre os estudos nas escolas públicas e privadas, além das oportunidades e qualidade do ensino foi pautada pelo Otávio, diretor da UPES que esteve na mesa.

A presidenta da UEE, Carina Vitral, analisou os avanços e retrocessos do país e do estado nos últimos 11 anos e reforçou que só mudaremos o país se lutarmos por ele. “As manifestações de junho nos ensinaram que é preciso ser diferente, que é preciso ser radical, que é preciso ir às ruas”, defendeu.

Gerson, do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, para além da pauta da reforma agrária, reforçou as tags da desmilitarização da polícia e a democratização da mídia, além de reforçar o genocídio da juventude negra e indígena e a repressão contra os mesmos.

“Eu vou querer estar no estádio e no protesto”, ressaltou Douglas, representante da Uniafro, ao analisar a conjuntura da qual o país vive entre os protestos sobre a Copa do Mundo.

Além dos diversos movimentos que compuseram a mesa na cerimônia de abertura da Plenária, o microfone também esteve aberto a todos os outros movimentos e pessoas que quisessem se expressar e trazer novas ideias para unir as que já estão sendo construídas para a Jornada Nacional de Lutas da Juventude.

 A Plenária Estadual da Jornada Nacional de Lutas da Juventude SP foi transmitida ao vivo pela Pós Tv e segue em processo de construção.

jornadaSP