São Luís marca primeiro ato de assinatura da Plataforma Eleitoral da UBES

Candidatos ao governo do Maranhão assinam e se comprometem com demandas estudantis nas Eleições 2014

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deu início em todo o Brasil à corrida para as Eleições 2014, período decisivo para garantir o comprometimento dos candidatos com as pautas da juventude. Na última quinta-feira (21/08), no Maranhão, a entidade convidou todos os candidatos do estado a participarem do 1º Encontro de Grêmios Estudantis de São Luís com o objetivo de apresentar as propostas dos estudantes maranhenses.

Por sua grande representatividade em reunir 20 escolas de toda capital, um total de 2.500 estudantes, o evento marcou o primeiro ato de lançamento da Plataforma Eleitoral da UBES formulado pela Diretoria Plena da entidade. Como representante de mais de 50 milhões de secundaristas, a UBES apresenta em seu documento a síntese das principais demandas e reivindicações que contempla as pautas centrais do movimento estudantil.

Entre os temas de destaque estão assuntos ligados ao acesso à educação pública de qualidade, cidades mais humanas, reforma política, reforma dos meios de comunicação, a redução maioridade penal, desmilitarização da polícia, economia e política. Acesse aqui o documento na íntegra.

Para a diretora da UBES no Maranhão, Jaine Santos, as conquistas para os estudantes e para educação só serão possíveis com a organização estudantil. “Temos consciência de que a educação precisa melhorar, o Encontro de Grêmios deixou claro que precisamos nos organizar para desorganizar. Queremos passe livre, assistência estudantil, gestão democrática, escolas em tempo integral. Nossa escola precisa ter a cara da juventude, a cara do estudante, para isso acontecer precisamos ser ouvidos, e foi exatamente isso que fizemos”, comemora a líder estudantil.

MA_CAPA2

Compromisso com os estudantes

Entre todos os candidatos às eleições, compareceram ao evento secundarista os candidatos a governador Flávio Dino e seu vice, Carlos Brandão. A Plataforma Eleitoral adaptada às pautas regionais do estado foi entregue, na qual constam as principais expectativas dos estudantes. Entre elas, formação continuada aos professores e funcionários da rede de ensino, criação de escolas em tempo integral, melhoria das salas de aula, banheiros, construção de quadras poliesportivas, laboratórios de ciências e informáticas e uma gestão democrática.

Em sua fala, Flávio Dino disse que dará importância devida para a educação. “Precisamos mudar a política para mudar a escola. Um Maranhão diferente, justo e honesto é possível. Esse é o caminho que a gente precisa. Com a força da juventude, o Maranhão será de todos nós”, disse lembrando que o primeiro cargo que disputou na vida foi o de presidente de grêmio.

Como em todo ano eleitoral, a UBES permanece até o dia das eleições (05 de outubro) mobilizando a conscientização sobre a importância de participar da vida política do país, além de incentivar o exercício do voto facultativo, umas das conquistas históricas do movimento estudantil. Neste ano, juntos somam 1,6 milhão de eleitores entre 16 e 17 anos com o poder do seu voto disputando nas urnas o debate de ideias e propostas por um país melhor.

 Da Redação