Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Mesa discute diversidade na escola. Tá na hora de mudar!
17 de novembro de 2014
Eleições do grêmio no Colégio Estadual Central
18 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Reformulação do Ensino Médio, o carro chefe para construir o país dos nossos sonhos

Qual é a reformulação do ensino médio que a escola brasileira precisa?

No Seminário Nacional de Educação da UBES que se realizou em Brasília, o segundo dia de debates (17) começou com os estudantes respondendo quais as bandeiras do debate Currículo e Integração.

Rumo à Conferência Nacional de Educação (CONAE), que começa no próximo dia 19, a mesa aprofundou a formulação de uma opinião dos secundaristas acerca da reformulação que há anos a UBES discute.

O diretor de Políticas Institucionais da UBES, Walison Patryk, mediou o debate que contou com Luiz Cury, do Conselho Nacional de Educação; deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), coordenador da Comissão Especial da Câmara para Reformulação do Ensino Médio e com a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

“O ensino médio tem uma estrutura que papel higiênico no banheiro é artigo de luxo e onde a falta de segurança nas escolas é respondida pelo governo com a militarização das instituições de ensino. A educação vai mal e é isso que nos reúne nesse evento”, comenta Bárbara.

O que pensam os secundaristas

Durante o debate, jovens de diversos estados brasileiros contaram suas experiências. Entre os principais tópicos esteve:

– votação paritária para diretor;
– currículo integrado e aulas extraclasse;
– reforma estrutural por mais bibliotecas, laboratórios para aulas práticas;
– fim de toda e qualquer forma de opressão;
– iniciação científica para estimular a produção técnica no Brasil.

Para o membro da CONAE, a escola precisa ser um espaço que exerça a expectativa social e que o estudante seja membro ativo no processo de reformulação.

“É impressionante a clareza e habilidade que vocês apresentam é rara por se tratar de um tema que vocês vivem, vai muito além do que análises de especialistas e profissionais”, comentou Curi.

“A questão principal da educação é levar a necessidade de cada região e garantir que os avanços tecnológicos reflitam no currículo. São muitas indagações que não temos respostas, são as metas do Plano Nacional de Educação e a luta da UBES, que vão auxiliar nesta mudança”, afirmou o deputado Chico Lopes.

Da Redação