Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira vídeo da Jornada de Lutas da Juventude em Brasília
4 de April de 2014
Encontro de Grêmios de Contagem convoca 8º Congresso da UMES
7 de April de 2014
Mostrar todos os posts

Nota de esclarecimento da UBES sobre a prisão de seu diretor no Paraná

O Diretor de Políticas Educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Walison Patryk, 16 anos,  do Paraná, e Dyonatan Oliveira, 18 anos, presidente do Grêmio Estudantil Mancha Azul do Colégio Estadual Parigot de Souza em Inácio Martins-PR, foram detidos pela Polícia Militar na noite da última quarta-feira (02/04), enquanto presidiam assembléia geral dos estudantes do Colégio para aprovação do estatuto e eleição da comissão eleitoral do Grêmio.

A direção da escola, antes da chegada de Walison, tentava incessantemente conduzir o processo sem respeitar a livre organização dos estudantes, prevista na Lei do Grêmio Livre. O Núcleo Regional de Educação de Irati havia sido informado por eles da realização das assembleias, além de participarem da reunião que definiu o cronograma, pelo qual se realizariam.

Mesmo sabendo que a Assembléia não poderia exceder o horário de 21h, restringiram a realização de uma única assembléia no período da noite, arbitrariamente a Direção da escola, obrigou os estudantes a dividirem sua assembléia em duas, separando os estudantes de ensino regular dos estudantes da EJA.

O risco de a segunda assembléia não poder se realizar causou grande tumulto dos estudantes da escola que não abriram mão de participar. A direção então, denunciou os líderes estudantis ao comando da polícia militar. Mais uma vez, no estado do Paraná, em plena semana de dês-comemoração do Golpe que instalou a ditadura Cívico-Militar no país, foi desrespeitada a livre organização estudantil, cerceada por parte de direções escolares autoritárias, a voz dos estudantes.

Mais uma vez na história deste país, um Diretor da UBES foi preso por defender a democracia, e o direito a livre organização, e junto com ele, mais uma vez foi retirado da própria escola em horário de aula pela Polícia Militar, o Presidente de um Grêmio Estudantil livre, e que não teme lutar pra mudar o mundo. Mais uma vez dois líderes estudantis sentiram na pele a truculência da Polícia Militar, que sequer permitiu aos estudantes, o seu direito constitucional de falar com sua advogada no momento da prisão. E em 2014, em plena democracia, em tempos de ampliação de direitos, nas escolas do Paraná, ainda é crime se auto-organizar.

Os estudantes detidos prestaram depoimento e foram liberados, na manhã seguinte representaram criminal e administrativamente contra a Direção da Escola e a truculência da PM nas instâncias competentes. Mas é a luta, no dia a dia, em cada rua e cada escola desse país, que vamos garantir de fato o direito a livre expressão dos nossos estudantes, por isso, da luta não nos retiraremos.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas deixa bem esclarecido seu descontentamento com a Direção do Colégio Estadual Parigot de Souza e ao Comando da PM do Paraná pelas calúnias e difamações ao nosso Diretor Walison, assim como todos os danos e sofrimentos passados pelo mesmo por ter sido preso nesse triste episódio. Assim como reafirma que Walison Patryk foi eleito no 40º CONUBES (Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas) para a Diretoria Executiva, na pasta de Políticas Educacionais.

Paraná, 07 de Abril de 2014