Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Praia do Flamego, 132 | Vigília em memória dos heróis que resistiram
1 de abril de 2014
Contagem regressiva rumo ao 17º Congresso da UPES
1 de abril de 2014
Mostrar todos os posts

Jornada de Pernambuco acontece hoje (1º), a partir das 14hs

Do Passe Livre  à ‘descomemoração’ dos 50 anos do golpe militar, ato puxado por movimento estudantil acontece hoje a partir das 14hs

Já é tradicional no movimento estudantil ocupar as principais ruas do Brasil no mês de março, em lembrança à morte do estudante secundarista Edson Luís, assassinado durante a Ditadura Militar, no Rio de Janeiro. É nesse período que as entidades estudantis realizam sua Jornada de Lutas, trazendo para o debate político as bandeiras prioritárias em defesa da educação.

Neste ano, as entidades estudantis prepararam uma jornada especial com diversos movimentos sociais unificados participando das manifestações. Em Pernambuco, a luta não será diferente. A chamada Jornada de Lutas da Juventude Brasileira ocorre nessa terça-feira (1/4) com a participação de integrantes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP – Cândido Pinto), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE-UPE).

A concentração se dará a partir das 14h, na Rua do Hospício, em frente ao Ginásio Pernambucano.

Entre os assuntos debatidos, estarão as pautas nacionais referentes aos 10% do PIB, a democratização da mídia, a reforma política e a ‘’descomemoração’’ do golpe militar realizado em 1964. Já nas pautas locais, estarão em foco a má qualidade do transporte público e o passe livre.

A passeata seguirá ainda pela Avenida Conde da Boa Vista, até a Rua da Aurora, onde ocorrerá um ato simbólico em frente ao Monumento “Tortura Nunca Mais”, em homenagem as vitimas da ditadura (1964-85).

LUTA Permanente pelo passe livre

Na capital pernambucana, em julho de 2013, a UBES, a entidades municipal de Recife e os grêmios estudantis protocoloram na Câmara Municipal de Recife projeto de lei que propõe o passe livre como política pública necessária para garantia de acesso à educação, cultura, lazer e sobretudo,  formação qualificada por meio de um direito que propicie o acesso à escola e à cidade. Atualmente, a prefeitura de Recife estuda com técnicos o meio de financiamento possível para pauta estudantil que continua colocando multidões de jovens estudantes nas ruas.

Segundo o presidente da UMES, Jader Piero, Igarassu é um dos poucos municípios a colocar em prática a política pública, onde a prefeitura concedeu parcialmente o direito do passe livre aos estudantes das escolas técnicas e do Prouni. “Por esse motivo a mobilização para jornada de lutas é muito importante, para apresentarmos à sociedade de modo geral nossas pautas de reivindicação e também ressaltar a importância da descomemoração dos 50 anos do golpe militar que marcou o passado negro da história do nosso país”, afirma o líder secundarista.

Oque? Jornada de Lutas da Juventude Brasileira em Pernambuco
Onde? Rua do Hospício em frente ao Ginásio Pernambucano
Quando? Dia 1/04 a partir das 14h