Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1ª Reunião da nova Diretoria Executiva da UBES aprova Conjuntura
26 de March de 2014
Reconstrução da UCMG marca Jornada de Lutas mineira no próximo dia 1º
27 de March de 2014
Mostrar todos os posts

JORNADA DE LUTAS DO RJ RELEMBRA EDSON LUÍS E DIZ NÃO À DITADURA MILITAR

Sem dúvida, a juventude foi a principal atingida pelo golpe militar, que elegeu os jovens e seus sonhos como a maior ameaça, um inimigo a ser combatido. Cinquenta anos depois daquele trágico ano de 1964, a democracia voltou e vai tomar as ruas do Rio de Janeiro com a Jornada Estadual de Lutas na próxima sexta-feira (28/03). Com a pauta de “Descomemoração” do Golpe de 64, a UEES-RJ, AMES-RJ, UBES e UNE se integram às pautas das demais entidades da Jornada Nacional de Lutas.

A concentração inicial da passeata será às 14 horas, no Centro Federal de Educação Tecnológica. A convocação dos estudantes evidencia o dia 28 de março no histórico da luta por democracia no país, data que deu origem à tradicional Jornada do movimento estudantil em homenagem ao secundarista Edson Luís.

EDSON LUÍS, PRESENTE!

No dia 28 de março de 1968, o estudante reivindicava preços mais justos para a alimentação quando foi assassinado com uma bala no peito disparada por militares durante repressão a um protesto no restaurante universitário Calabouço, no Rio de Janeiro. A Jornada lembra ainda a data de nascimento (28 de março de 1947) de uma das principais lideranças estudantis da história brasileira: o ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, preso, torturado e assassinado pelos militares.

Para o presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do estado (UEES-RJ), Gabriel Lopes, é preciso relembrar e combater a herança do período sombrio. “O fim da repressão é simbólico, há muitos resquícios da ditadura no cotidiano da juventude quando vemos as ações da polícia militar e da polícia civil. Ainda temos polícia nas escolas, estudantes sendo obrigados a usar roupas iguais e frequentar salas cercadas de grades por todos os lados”, afirma, informando que o ato político marcará a abertura do 3º Congresso da entidade.

Outra forte pauta da Jornada acampada pelo movimento estudantil segundo o presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), João Neto, é a construção de mais uma universidade no estado. “Pela educação pública de qualidade, as entidades reivindicarão a fundação da Universidade Federal de Ciências Aplicadas do RJ, uma luta da UNE que tem total apoio da UBES, UEES, AMES e UEE”. A pauta também já é defendida pela Universidade Gama Filho (UGF), UniverCidade (UC),UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, Bancada de Deputados Federais do Rio de Janeiro e da Comissão de Educação do Senado.

ATO CONTRA DITADURA ABRE 3 º CONUEES

O ato político organizado pelas mais de 40 entidades que formam a Jornada Nacional de Lutas da Juventude marcará a abertura do 3º Congresso da UEES- RJ (CONUEES) que acontecerá entre os dias 28 e 29 de março, no Centro Federal de Educação Tecnológica. Com mais de 400 estudantes já inscritos, o fórum máximo de representação dos secundaristas do Rio de Janeiro elegerá a nova diretoria à frente da entidade para os próximos 2 anos.

A programação começa na sexta-feira com o tradicional “arrastão da Tijuca”, quando a mobilização estudantil chega às escolas da região, dessa vez pautando a luta contra as heranças deixadas pelo período militar. “Vamos chamar os estudantes para discutir essa escola quadrada que parece uma prisão, essa polícia militar que mata pobres e negros nas periferias enquanto defende playboys nas áreas nobres”, diz o presidente da AMES que também atua na construção do congresso.

No dia 29 (sábado), acontecerão nove grupos de debates, discutindo desde a legalização das drogas até o financiamento da educação. Com palco aberto para atividades culturais e apresentações livres entre todas as atividades, as deliberações serão votadas na Plenária Final que encerrará o congresso. Para mais informações, acesse a página oficial do evento no facebook. 

Veja também a ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA UEES-RJ.

Da Redação