Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Amazonas mobilizado, secundaristas vão às urnas
20 de May de 2014
Vitória da juventude em Pernambuco! Recife aprova passe livre
21 de May de 2014
Mostrar todos os posts

GREVE ES: Estudantes e professores resistem e ocupam prédio da Secretaria de Educação

Sem respaldo do governo que ameaça corte na folha de ponto e não responde às reivindicações apresentadas, nesta nessa segunda-feira (19), professores e estudantes do Espírito Santo deram início à ocupação do prédio da Secretaria de Educação do Estado, em Vitória, para pedir atenção às pautas dos profissionais da educação. A greve dos professores capixabas cobra recomposição salarial, eleição direta para diretor de escola, revisão de plano de cargos e salários, entre outras reivindicações feitas ao governo.

Iniciada desde 14 de abril, a paralisação conta com o apoio dos estudantes que reconhecem a legitimidade da ação dos professores. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santos (UESES), União Municipal dos Estudantes de Vitória (UMES) e a União Municipal de Apoio aos Estudantes de Vila Velha (UMAES) lançaram-se, mais uma vez, em apoio aos professores por entender que a greve é a última saída para educação, um mecanismo de luta para conquistar mudanças no sistema de governo que os profissionais do setor educacional, apesar das inúmeras tentativas, não alcançam diálogo com o poder público.

Fotos_Midia Ninja (3)

“Abre o portão, o professor não é ladrão”

Com as mobilizações, a expectativa da categoria é que o governo capixaba aceite negociar as reivindicações, porém, o líder do estado, Renato Casagrande, deu ordem para que os policiais trancassem os manifestantes dentro da secretaria.

“Estamos juntos resistindo, estamos impedidos até de entrar ou trazer mantimentos. Ocupamos o saguão principal, mesmo tentando tirar os estudantes nós permanecemos até agora, na pressão para que o governador do estado, e o secretário de Educação nos recebam em reunião para mostrar a urgência das nossas pautas”, afirma o presidente da UESES, Luíz Felipe.

Segundo o líder estudantil, nesta quarta (21/05) uma assembleia geral será organizada pela categoria. “Nós sabemos que nunca houve diálogo com nossos professores, desde as manifestações do ano passado, toda forma de mobilização tem sido criminalizado, mas nós vamos resistir até o fim por educação de qualidade”, finaliza.

Segundo o advogado do Sindicato dos Professores, após a ocupação da Sedu e a pressão popular, um novo contato foi feito com o Secretario de Educação e amanhã uma nova reunião deve acontecer. Veja o calendário da rede estadual e das redes municipais aqui.

Mais informações sobre a greve, acesse a página do SINDIUPES

Da Redação, imagens Mídia Ninja ES