Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES participa do Congresso da ANPG
17 de April de 2014
22 de Abril – PNE na Comissão Especial da Câmara
22 de April de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes do Maranhão realizam manifestação por mais democracia e segurança nas escolas

Centenas de estudantes bloquearam o trânsito no Centro de São Luís para exigir mais segurança nas imediações das escolas. PM admite que “meios são escassos” para garantir segurança na região

O problema da falta de segurança nas escolas não é exclusivo, é na verdade um agravante sinal do sucateamento da educação em todo o país. Na última quarta-feira (16/04), a reivindicação chegou à capital do Maranhão em ato que reuniu cerca de 500 estudantes no Centro de São Luís.

Reivindicando segurança, democracia e melhores condições estruturais nas escolas do estado, o protesto foi organizado por estudantes do Complexo Educacional Edison Lobão (CEGEL), do Liceu Maranhense e do Bernardo Coelho de Almeida (BCA) que pararam o trânsito por cerca de duas horas.

O presidente do grêmio do CEGEL, Yuri Leão, esclareceu que o intuito da mobilização era reivindicar principalmente mais segurança. “Não dava mais pra ficar de braços cruzados. Somos obrigados a ver cerca de cinco assaltos todos os dias em frente à nossa escola”.

Houve engarrafamento em todo o entorno da Praça Deodoro e no acesso à ponte Bandeira Tribuzzi. Com a proporção do protesto, o Capitão da PM Wellington Rodrigues Veras se comprometeu em intensificar o policiamento para a região. “Os meios que temos são escassos, infelizmente temos apenas três viaturas para fazer a ronda de toda a região do Centro. Ainda não haviam nos notificado, agora que já sei da demanda me comprometi em intensificar a ronda na região a partir de terça-feira”, esclareceu o capitão.

Depois do posicionamento, os estudantes encerraram a manifestação. O presidente do grêmio do CEGEL completou, “agora vamos aguardar o cumprimento da promessa. Se isso não acontecer voltaremos às ruas”.

Democracia e melhoras estruturais nas escolas são destaque

Mais democracia nas instituições e melhores condições estruturais também foram pauta para as reivindicações dos estudantes. “É importante que a população de todo o estado saiba que os estudantes estão indo às ruas pedir mais atenção para a educação”, disse a vice-presidente estadual da UBES, Jaine Santos.

Da Redação, com Jornal Pequeno