Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Brasília, sonhos de Honestino na Jornada de Lutas da Juventude
28 de março de 2014
No calendário nacional, Goiás organiza Jornada de Lutas em Anápolis
31 de março de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes Catarinenses ocupam Chapecó: Por mais investimento!

Estudantes Catarinenses ocupam Chapecó: Por mais investimentos

Mais de 1200 estudantes e trabalhadores foram para as ruas de Chapecó Santa Catarina lutar contra a violência, por mais educação e transporte decente em nossa cidade, cobrando mais investimento em educação, cultura, esporte, ciclovias, passe livre, transporte de qualidade e acessibilidade.

A ausência dos programas sociais por parte da Prefeitura e Governo do Estado relacionados às áreas de cultura, esporte, lazer e recreação, bem como o sistema educacional que não privilegia a inserção sócia,l tem levado os índices de violência a uma situação alarmante. Chapecó e a cidade mais violenta de Santa Catarina.

Para Tália Leite presidenta da UMES “Os Estudantes de Chapecó querem saber onde está o investimento  na juventude que hoje não existe, tendo em vista que Chapecó tem um dos maiores índices de violência de Santa Catarina”.

JornadaSC.Chapeco

A Juventude quer educação pública e de qualidade. Chapecó precisa de mais escolas na região da Grande Efapi e na grande São Pedro. Para uma educação de qualidade as escolas precisam de estrutura adequada, que os professores sejam valorizados com salários dignos e formação adequada.

No transporte coletivo identificamos outro grave problema. A qualidade do transporte é ruim, a ausência de licitação no transporte coletivo, poucas linhas, ônibus sucateados, pontos de ônibus abandonados e sem manutenção, ônibus super lotados, cobradores e motoristas mal remunerados e para piorar a situação uma tarifa absurdamente alta. Essa situação acontece pelo descaso do poder público com o transporte e pela ganância das empresas que só pensam no lucro.

Quem organiza

A Jornada de lutas da Juventude em Chapecó Santa Catarina foi organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, União Catarinense dos Estudantes, União Municipal dos Estudantes Secundaristas, União Nacional dos Estudantes,União da Juventude Socialistas, Sindicato dos Bancários, Sindicatos dos Têxteis de Chapecó, Sindicato da Saúde de Chapecó, Sindicato da Construção Civil de Chapecó, Sindicato dos Professores do Oeste, Sindicato das Carnes de Chapecó, Sindicato dos Comerciários, Sindicato das Empregadas no  Anseio e Conservação.

Essas entidades querem Educação pública, de qualidade e inclusiva, programas culturais, esportivos e de lazer para a juventude, ciclovias, transporte público acessível e de qualidade, Passe Livre. A agenda de mobilização na cidade

Dérique Hohn
Chapecó, Santa Catarina.