Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ato em Ourinhos
Professores e funcionários da rede de ensino técnico de SP iniciam greve nessa segunda (17)
18 de February de 2014
Depois de 17 anos, Estado de SP conversa com estudantes
19 de February de 2014
Mostrar todos os posts

Deputados pretendem concluir votação do PNE nesse semestre

Comissão especial deve votar em março mudanças do Senado ao texto que estabelece metas do ensino brasileiro para a próxima década. Depois, proposta segue para o Plenário da Câmara

O texto, que foi enviado pelo Executivo no final de 2010, já havia sido aprovado pela Câmara em 2012, com o objetivo de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em programas da área. Os senadores concordaram com o número, mas mudaram alguns pontos da proposta. Por essa razão, o texto voltou ao exame dos deputados – a comissão especial responsável pela matéria espera votar até o dia 12 de março as alterações aprovadas pelo Senado; depois, o texto seguirá para o Plenário da Câmara.

Metas

Entre as metas para os próximos anos estão a universalização do ensino dos quatro aos 17 anos de idade e educação em tempo integral em metade das escolas do ensino básico. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), as matrículas na Educação de Tempo Integral representam atualmente apenas 5,8% do total de estudantes no Ensino Fundamental.

Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no setor público também é destaque no PNE. Em tendência de expansão no país, entre 2005 e 2011, subiu de 8,2% para 14,9% o número de cursos técnicos sobre o total verificado no ensino médio regular, totalizando 1,2 milhão de estudantes.

Os 10% do PIB para educação

Entre o destaque das metas do PNE é o desafio de ampliar o investimento governamental em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência deste PNE e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio

Em 2011, apenas 5,3% do PIB foi destinado ao setor. Com a sanção em setembro do  projeto de lei  que destina 75% dos royalties do petróleo para a Educação, conforme dito em diversos momentos pelo MEC,  a meta de 10% do PIB para a área passou a ter fonte de recursos para ser atingida.

Os entraves

Uma das principais diferenças entre os textos da Câmara e do Senado diz respeito ao destino das verbas públicas aplicadas no setor. A versão aprovada pela Câmara prevê que toda a verba deve ser investida em educação pública. A proposta do Senado estabelece que esse valor possa servir também para convênios e parcerias com instituições privadas.

Da Redação, com Câmara Notícias